XÃO E FÉ e CONSTRUINDO MEMÓRIAS: UM OLHAR SOBRE ANTONINA

EXPOSIÇÕES FOTOGRÁFICAS INAUGURAM O ARQUIVO PÚBLICO HISTÓRICO MUNICIPAL DE ANTONINA

A Prefeitura Municipal de Antonina, a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura e a Galeria Portfólio apresentam, a partir de 17 de julho, as exposições Paixão e Fé, do fotógrafo Adriano Bassani, e Construindo memórias: um olhar sobre Antonina, dos fotógrafos Adriano de Almeida, Alberto Mello Viana, Alcimar Meira Gonçalves, Alex Joukowski, Any Pontes, Carolina Beê Araújo, Cesar Kato, Cláudia Guimarães, Daiane Araripe, Eduardo Macarios, Éricka Dias Eduardo, Fernando Bernardes, Gustavo Salgado, Izadora Beê Amaral, Jamille Braune, Justos Cordeiro, Kristiane Foltran, Laís Pinheiro, Luiz Eduardo Geara, Marcel Fernandes, Marcelo Almeida, Maurício Frank, Sérgio Vanalli e Silvia Collodel.

A mostra Paixão e Fé, do fotógrafo Adriano Bassani, representado pela Galeria Portfólio, de Curitiba, apresenta imagens feitas pelo curitibano entre 2011 e 2014 da encenação da Paixão de Cristo na cidade de Antonina.

As fotos foram divididas em dois ensaios: Fé e Paixão. O primeiro é um documento da Procissão do Senhor Morto pelas ruas da cidade histórica, até a Igreja Matriz Nossa Senhora do Pilar. “As vestes, velas, a cruz e a imagem de Cristo carregado pelos fieis são símbolos da crença e da celebração da Páscoa pela população antoninense”, conta Adriano.

O outro ensaio traz imagens da encenação da Paixão segundo Antonina, evento tradicional no calendário do litoral paranaense, realizado pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura. São artistas e a população local encenando o calvário de Cristo pelas ruas da cidade, com a crucificação e ressurreição no outeiro da mesma igreja matriz.

A segunda exposição é a coletiva Construindo memórias: um olhar sobre Antonina, com fotógrafos de Antonina, Matinhos, Paranaguá, Curitiba, Londrina e Foz do Iguaçu.

A mostra foi organizada pela Secretária Municipal de Turismo e Cultura, através do Secretário Broska, e de sua equipe: Nádia Maria dos Passos Dias, Chefe de Cultura, Adléa Padilha Netto Sena Maia, Administradora do Arquivo Público, e pelo artista visual Marcel Fernandes, convidado pela Secretaria. "As fotografias farão um paralelo com o Arquivo Público Municipal – local de memória documental – por possibilitarem a construção de memórias visuais, oferecendo registros de um passado presente, que conta através das imagens, distintas narrativas sobre a cidade e seu patrimônio histórico, artístico, cultural e natural", destaca Marcel.

As fotografias apresentam um registro da Antonina histórica, do seu povo, de suas riquezas naturais, sua arquitetura e do encanto e poesia contido nos mais bucólicos cantos da cidade. "A fotografia nos permite misturar os anos, momentos, olhares e dar uma nova dimensão à memória. E essa exposição nos brinda com ricas lembranças e recortes de uma Antonina bela, histórica, viva e mutante", observa Cézar Broska, Secretário Municipal de Turismo e Cultura.

As exposições podem ser visitadas no Arquivo Público Histórico Municipal de Antonina, local de guarda, preservação, organização, acesso e difusão de documentos, recém revitalizado pelo Instituto Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), que tem o objetivo de preservar os acervos que deverão ser estudados e interpretados para construção da memória institucional e histórica do município de Antonina, em seus mais diversos aspectos: administrativo, econômico, social, ambiental, religioso e cultural.

O Arquivo Público Histórico Municipal de Antonina está localizado na Rua Heitor Soares Gomes, s/nº – Centro.

 

 

SERVIÇO: PAIXÃO E FÉ e CONSTRUINDO MEMÓRIAS: UM OLHAR SOBRE ANTONINA

Arquivo Público Histórico Municipal de Antonina
quinta 17 de Julho a sexta 22 de agosto
segunda a sexta, 09h-11h30 e 13h30-17h
sábado, 10h-16h
informações: [41] 3978-1093.
Entrada Franca.