Alunos dos cursos de artes e design de quatro instituições universitárias de Curitiba iniciaram no último sábado (5) a pintura artística dos tapumes da obra do Centro Cultural Portão, onde funciona o Museu Metropolitano de Arte, que passará por uma ampla reforma. Os 24 participantes tiveram seus projetos de pintura dos painéis selecionados por uma equipe de professores das próprias instituições. Seis alunos do curso de Artes Visuais da UTP estão participando do trabalho, a convite da Fundação Cultural de Curitiba.
Num total de 20 metros de tapumes, os alunos desenvolverão trabalhos que irão do graffiti ao estêncil, passando por stickers e cartazes lambe-lambe (também chamados poster-bombs). Usando técnicas e temáticas variadas, os projetos procuram estabelecer a relação do Museu com a cidade e, especialmente, com o seu entorno. A ação dá início ao processo de retomada desse espaço como centro de referência em arte e cultura. Os painéis deverão ficar prontos até o final de julho.
Os seis alunos da UTP (Ana Carolina Rocha, Bruno Farias, Deivid Heal, Lisa Carneiro, Rudinei Nicola e Willian Santos), foram selecionados por já desenvolverem pesquisas na área da Arte Urbana e serão acompanhados pelos professores Josélia Salomé e Renato Torres. Para a professora Josélia, projetos como esse são uma experiência de parceria cultural. Temos um papel conjunto e de conscientização da sociedade em relação a sua responsabilidade social.
MuMA – Museu Metropolitano de Arte
Endereço: Av. República Argentina, 3430, no Bairro Portão.
O MUMA, Museu Metropolitano de Arte de Curitiba possui, em seu acervo permanente, obras de Pancetti, Guignard, Di Cavalcanti, Djanira, Portinari, Mário Cravo e Burle Marx. O MUMA integra o complexo do Centro Cultural do Portão, que inclui o Teatro Antônio Carlos Kraide, o Cine Guarani, uma biblioteca, a Escola de Circo, um clube de xadrez e obras de arte em vários pontos das instalações.
Recuperado, o Centro Cultural do Portão terá casa da leitura, espaço de convivência, brinquedoteca, clube do xadrez, café, salas de exposição, além do museu, do teatro e do Cine Guarani, que será reaberto.
A história
O complexo do Centro Cultural Portão, com área total de 4.800 metros quadrados, foi construído na década de 70, para ser o Centro Comercial do Terminal de Transporte Coletivo do Portão. Em 1987, foi recuperado e adaptado pelo arquiteto Leonardo Afonso Brusamolin Júnior, que manteve as características do projeto original e o transformou em espaço cultural, inaugurado em maio de 1988. O conjunto era composto por uma biblioteca, uma sala de cinema, um auditório, oficinas e ateliês. O Museu Metropolitano de Arte de Curitiba tem três salas de exposições: Acervo Permanente, Sala Célia Neves Lazzarotto e um espaço para Exposições Temporárias. No local também funcionava o Clube do Xadrez e duas áreas de reserva técnica.
Texto informativo. Fonte: http://www.paranashop.com.br/colunas/colunas_n.php?op=notas&id=20815
Postado by Vidal