SOLAR DO ROSÁRIO REEDITA LIVRO PINHEIROS

Reedição do livro “Pinheiros” é ampliada e será lançada junto com exposição das obras no Solar do Rosário

Como uma das grades ações na comemoração dos 20 anos de ininterruptas atividades culturais do Solar do Rosário, no dia 18 de março de 2012, o Solar do Rosário irá lançar mais um livro viabilizado através da Lei Rouanet com patrocínio das empresas Blount, Trutzschler, Roca, Tesa e Volvo. A reedição do livro “Pinheiros” foi revisada e ampliada com obras de mais 23 artistas entre quadros e esculturas além das obras dos 14 artistas presentes na primeira edição.

Nas palavras da Diretora do Solar do Rosário e idealizadora desse projeto Regina Casillo:

No ano de 2006 o Solar do Rosário publicou um pequeno livro que se tornou emblemático: PINHEIROS. No livro que publicamos foram reproduzidos trabalhos de quatorze artistas. Mas o tema é inesgotável e encanta tanto aos naturais do Paraná como aos forasteiros. A repercussão do livro na ocasião do lançamento foi além do imaginado. Autoridades estrangeiras e nacionais foram presenteadas com o livro e Sua Eminência o Papa Bento XVI recebeu o livro de presente juntamente com outras lembranças quando de sua visita a Curitiba.
Assim sendo, apresentamos a reedição revisada e ampliada do Livro Pinheiros, incluindo outros artistas e textos relativos à importância da árvore símbolo do Paraná.”

Como é sabido, cantado em verso e prosa, as araucárias são indiscutivelmente marca registrada do Estado do Paraná. Inspiraram escritores e pintores fascinaram e fascinam até hoje os viajantes. Este é o grande diferencial do Estado uma vez que a paisagem brasileira, no imaginário popular, é essencialmente tropical: extensas praias, coqueiros e palmeiras, a vegetação típica da serra do mar, a exuberância da floresta amazônica ou as terras baixas do Pantanal. Todavia, no nosso país continente existe outra paisagem: a floresta de araucárias. O pinheiro, árvore do planalto, foi adotada pelo Paraná como emblema e está presente nos símbolos heráldicos do Estado, da capital Curitiba e de mais seis municípios paranaenses. 

Quantos artistas, tanto no passado e no presente, usaram de sua paleta para registrar o nosso pinheiro. Para os artistas do passado pintar a paisagem de pinheiros consistia no prazer puramente estético. Para os pintores atuais que continuam se inspirando cada vez mais nos pinheiros além do olhar artístico poético, a grande motivação é o BRADO DE ALERTA PARA A PRESERVAÇÃO DA ÁRVORE SÍMBOLO DO PARANÁ: A ARAUCÁRIA. Estes artistas pintores vivem o momento crítico de devastação da grande riqueza nativa do Estado, vivem o momento crítico em que o planeta sofre as conseqüências da violência e agressão do homem contra a natureza. O Pinheiro do Paraná está em vias de extinção. Das grandes matas nativas da “terra de muito pinhão” onde a gralha azul reinava soberana semeando fortes pinheiros, muito pouco sobrou.

Na ocasião do lançamento do livro será inaugurada uma exposição com as obras dos artistas.

 

Serviço: Lançamento do livro Pinheiros com Exposição das obras

Abertura dia 18 de março de 2012 às 11h da manhã. A exposição permanecerá até o dia 08 de abril de 2012

Galeria de Arte Solar do Rosário

Rua Duque de Caxias, 04, Largo da Ordem – Curitiba – PR

(41) 3225-6232

www.solardorosario.com.br

Editora: Solar do Rosário

Valor do Livro R$ 30,00

Entrada Gratuita na exposição