O site da 6ª Bienal do Mercosul www.bienalmercosul.art.br foi desenvolvido com atenção especial à interatividade com o público. Novas ferramentas de comunicação como o blog e o chat foram incorporadas, buscando a aproximação com o internauta.
A idéia do blog é criar uma agenda de discussão cobrindo as ações do Projeto Pedagógico, chamando atenção para as atividades que estão acontecendo, armazenando depoimentos e proporcionando espaço para discussões e propostas.
Já o link chat traz salas de bate-papo previamente agendadas com artistas, curadores e diretores da sexta edição da Bienal. Esses encontros virtuais têm duração de uma hora e são abertos ao público. O acesso à sala fica disponível no site Bienal do Mercosul, no link chat, durante o funcionamento do bate-papo. O conteúdo dos chats fica também à disposição no site mesmo depois de concluídos, e as conversas podem ser salvas em computadores pessoais.
Confira os próximos chats:
11 de setembro 19h – Inés Katzenstein – curadora da mostra Zona Franca da 6ª Bienal do Mercosul, conversa sobre a exposição (em espanhol)
13 de setembro – 19h – Jaime Gili – artista venezuelano integrante da mostra Três Fronteiras, conversa sobre seu trabalho e a 6ª Bienal (em espanhol)
18 de setembro 19h – Luis Camnitzer – curador pedagógico da 6ª Bienal do Mercosul, conversa sobre o Projeto Pedagógico e sobre a mostra (em espanhol)
25 de setembro 19h – Jorge Macchi, artista com mostra monográfica na 6ª Bienal do Mercosul, conversa sobre sua obra e sobre a exposição (em espanhol)
27 de setembro 19h – Dario Robleto, artista da mostra Zona Franca da 6ª Bienal do Mercosul, conversa sobre sua obra e sobre a exposição (em inglês)
Para referência:
O novo site da Bienal do Mercosul foi planejado a partir das necessidades das diversas áreas da Bienal, como o Projeto Pedagógico e o Núcleo de Documentação e Pesquisa, que têm um grande conteúdo no site. Após uma pesquisa em diversos sites de bienais em todo o mundo, a agência digital Worbi procurou um formato que deve tornar-se referência no mercado das artes visuais. Por isso, o site tem uma estrutura de portais integrados, que abrange o site da sexta edição da Bienal e o site da Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul, além de prever a manutenção da mesma estrutura para as próximas bienais. O desafio, então, foi tornar fácil o acesso a qualquer visitante, oferecer no site um conteúdo de informação diferenciada e manter a Bienal permanente para o internauta. Algumas das novas funcionalidades implantadas são o Blog, a Biblioteca Virtual, o Mural, o Chat com artistas e a Loja virtual da Bienal.
A 6ª edição da Bienal do Mercosul acontece em Porto Alegre/RS de 1º de setembro a 18 de novembro de 2007, em três espaços expositivos: MARGS Museu de Artes do Rio Grande do Sul, Santander Cultural e Armazéns do Cais do Porto.
O projeto curatorial da 6ª Bienal do Mercosul é composto por quatro projetos e um programa pedagógico, eixo fundamental desta edição:
– Exposições monográficas de três grandes personalidades da arte latino-americana e internacional.
– Conversas: uma exposição explorando a geografia cultural através de relações específicas entre obras de arte escolhidas por artistas
– Zona Franca: uma série de projetos selecionados por uma distinta equipe de curadores internacionais, baseando-se unicamente em critérios de qualidade e relevância.
– Três Fronteiras: um programa internacional de artistas em residência baseada na zona da Tríplice Fronteira, no seio da região do Mercosul.
– Programa Pedagógico: programas para desenvolver a capacidade criativa do público e o envolvimento de professores e estudantes de escolas das redes pública e privada, criação de material pedagógico, realização de cursos, simpósios, ciclo de debates e palestras, acompanhamento pedagógico durante a mostra, entre outras ações.
A 6ª Bienal do Mercosul tem como patrocinadores master as empresas Gerdau, Petrobras e o Santander Cultural. O Projeto Pedagógico da 6ª Bienal do Mercosul é patrocinado pela Refap, com apoio do Grupo RBS e do FNDE Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.
O Banrisul é patrocinador da mostra Zona Franca.
A CEEE Companhia Estadual de Energia Elétrica patrocina a mostra Três Fronteiras.
A mostra de Jorge Macchi é patrocinada pela Gerdau e a mostra Conversas tem o patrocínio da Petrobras.
A 6ª Bienal conta com apoio especial da Copesul, Fibraplac, Randon, Serasa, Lojas Pompéia e Renner.
A 6ª Bienal conta também com o apoio do CIEE Centro de Integração Empresa Escola, ICBNA e Perto, apoio institucional da UNESCO, da Superintendência de Portos e Hidrovias do RS, Parceiros Voluntários e da Prefeitura de Porto Alegre e com o apoio governamental das Embaixadas do México e da Argentina.
O hotel da Bienal é a Rede Plaza de Hotéis.
A Procempa é a empresa de TI da Bienal do Mercosul.
Sabor da 6ª Bienal: Arroz e Feijão Namorado SLC Alimentos. A Vonpar é parceira do Café da 6ª Bienal do Mercosul.
A Habitasul patrocina o Núcleo de Documentação e Pesquisa da Fundação Bienal do Mercosul.
O projeto é financiado através do Ministério da Cultura Lei Rouanet e Secretaria de Estado da Cultura LIC.
A Bienal do Mercosul apóia o Programa Todos pela Educação.
Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul
www.fundacaobienal.art.br
Adriana Martorano assessoria de imprensa – [email protected]