SECRETÁRIO DA CULTURA ANUNCIA DIRETORES DE MUSEUS

Novos diretores em museus do Paraná

O secretário de Estado da Cultura, Paulino Viapiana, e a coordenadora do Sistema Estadual de Museus (Cosem), Christine Baptista, definiram os novos diretores de três importantes espaços culturais para a arte paranaense.
As alterações fazem parte dos planos e metas da Secretaria para os próximos anos. Ronald Simon assume a diretoria do Museu Alfredo Andersen. Lenora Gomes de Mattos Pedroso, que há seis anos gerencia a Casa Andrade Muricy, passa a dirigir também o Museu de Arte Contemporânea.

No Centro Juvenil de Artes Plásticas, quem assume a direção é Luciano Buchmann. Todos os espaços são ligados à Secretaria de Estado da Cultura (Seec) e estão localizados em Curitiba.

No Museu de Arte Contemporânea, Lenora Gomes de Mattos Pedroso pretende privilegiar exposições do acervo próprio do espaço, que contabiliza aproximadamente 1,5 mil obras, entre pinturas, esculturas, instalações, objetos, gravuras e vídeo-arte. A maior parte dos trabalhos foi originada das edições do Salão Paranaense, realizado pela primeira vez em 1974. Desde 2005 Lenora dirige a Casa Andrade Muricy e neste período o espaço apresentou diversas exposições de relevância nacional.

O Museu Alfredo Andersen conta com aproximadamente 400 peças do artista norueguês e abriga também o Atelier de Arte, com cursos para adultos e jovens a partir dos 15 anos. O atual diretor, Ronald Simon, é professor da Faculdade de Artes do Paraná (FAP), já foi diretor do Centro Juvenil de Artes Plásticas e ministra oficinas no Museu Alfredo Andersen há 28 anos. Segundo Simon, é preciso valorizar mais a obra do pai da pintura paranaense e, para isso, pretende fomentar exposições, seminários, oficinas e publicações. Simon também quer fortalecer a integração com as faculdades de arte, desde a presença de alunos até a participação dos professores como palestrantes. Além da exposição permanente do acervo, Simon realizará exposições temporárias com obras de artistas que têm elo com o museu.

O Centro Juvenil de Artes Plásticas abriga cursos gratuitos de pintura, modelagem, desenho e teatro para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos. As turmas são semestrais, sempre com exposição e apresentação dos trabalhos. A ideia do novo diretor, Luciano Buchmann, é realizar exposições didáticas apresentando os conceitos de arte para o público que não conhece o processo de criação. Ele é mestre em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc) e professor da Faculdade de Artes do Paraná (FAP). Além da direção do Centro Juvenil de Artes Plásticas, Buchmann também vai auxiliar a Cosem na mediação cultural sobre a política de acesso e público nos museus do Estado.

Serviço:
Museu de Arte Contemporânea
Rua Desembargador Westphalen, 16. Centro.
Telefone (41) 3326-5328
Aberto de terça a sexta-feira, das 10h às 19h, sábado, domingo e feriados das 10h às 16h.

Museu Alfredo Andersen
Rua Mateus Leme 336 – Centro
Telefone (41) 3222-8262
Aberto de terça a sexta-feira, das 9h às 18h, sábados, domingos e feriados das 10h às 16 horas.

Centro Juvenil de Artes Plásticas
Rua Mateus Leme 56. Largo da Ordem
Telefone (41) 3323-5643
Aberto de segunda a sexta-feira, das 8h30 às12h e das 13h30 às 18h.
ENTRADA GRATUITA

______________________
De Curitiba, Alice Varajão.