SALÃO GRACIOSA ABRE NESTA SEGUNDA-FEIRA
Evento também terá exposição retrospectiva do artista Foca Cruz
O Salão Graciosa de Artes Plásticas tem abertura na próxima segunda-feira (20/5). Mais de cem obras de pintores, gravadores, fotógrafos e escultores fazem parte da Mostra, que divulgará os artistas vencedores durante o evento de abertura, às 20h, na sede social do Graciosa Country Club. O Salão contará ainda com uma mostra paralela que traz uma retrospectiva da carreira de Foca Cruz, artista plástico e ilustrador que já soma 34 anos de carreira. Todos os trabalhos ficam expostos no local até sexta-feira (dia 24 de maio), das 14h às 22h, com entrada franca e acesso ao público em geral.
Em sua 15ª edição, o Salão Graciosa conta com uma tradição de revelar artistas. Segundo a curadora do evento, Suzana Lobo, este ano a escrita se mantém. Os premiados só serão conhecidos na abertura, mas ela adianta um interessante panorama geral. “Tivemos muitas boas surpresas, com novos artistas com trabalhos de qualidade”, conta Suzana. “Eventos como este têm o papel de estimular novos criadores a revelarem sua obra ao público e crítica. Neste ano, pinturas sobre tela e desenhos, em técnicas diversas, foram as obras predominantes", conclui.
Haverá premiação especial para os dois primeiros lugares, com patrocínio da Creta Viagens. O primeiro lugar, tanto na categoria aberta como na de associados, leva um pacote para Buenos Aires, incluindo passagens aéreas de ida e volta, traslados aeroporto – hotel – aeroporto e city tour, mais quatro noites de hospedagem em hotel 4 estrelas.
Já o segundo lugar, também nas duas categorias, terá direito a um pacote para Buenos Aires incluindo passagens aéreas de ida e volta, mais duas noites de hospedagem com traslados aeroporto – hotel – aeroporto e city tour.
Além de Suzana Lobo, a comissão julgadora contou com o crítico e curador João Henrique do Amaral e os artistas Alfi Vivern e Fernando Velloso.
FOCA CRUZ GANHA RETROSPECTIVA
O artista plástico e ilustrador curitibano Foca Cruz ganha uma mostra especial, como evento paralelo do Salão Graciosa, para relembrar sua carreira de 34 anos. Ele começou como ilustrador aos 15, num jornal em Paranaguá, onde passou a infância e adolescência. Em Curitiba, para onde retornou aos 18 e mora até hoje, enveredou também pelo caminho das artes plásticas e cenografia para teatro. Para esta mostra, selecionou 15 trabalhos, produzidos nas últimas três décadas, entre telas e desenhos em nanquim. Capas de livros e ilustrações integram seu trabalho, já destacado em mostras como o Salão Paranaense e outros eventos de museus e entidades como Gibiteca, Fundação Cultural de Curitiba, Espaço de Arte Ibakatu, Sala da Caixa, Sala Miguel Bakun.
Nos desenhos feitos com bico de pena, Foca destaca o processo criativo de deixar “a mão livre para criar”. “Neste caso, procuro que o gesto dê a forma. Ou seja, adoto um traço mais solto, jogando a partir dos próprios erros”, conta.
Já as telas trazem trabalhos que misturam desenho digital com intervenções em tinta acrílica. Vivências pessoais, música e o cinema funcionam como o combustível criativo para a temática das obras. Cenas vistas ou vividas pelo artista se misturam com outras imaginadas. Convivem assim em suas obras: paisagens chuvosas de Curitiba, takes de uma vernissage num conhecido bar da cidade, namorados a bordo de um vistoso carro V-8 dos anos 60 e figuras em situações mais íntimas e sensoriais.
Serviço: SALÃO GRACIOSA DE ARTES PLÁSTICAS 2013
Abertura da exposição e premiação: (segunda-feira) dia 20 de maio de 2013 – Na Sede Social do Graciosa Country Club – 20h
Exposição em cartaz: até 24 de maio (sexta-feira).
Horário: das 14h às 22h.
Entrada Franca, aberta ao público em geral.