Quando procurar um psicanalista?
Diante dos impasses e frustrações que vivenciamos no cotidiano, tendemos a buscar alívio da maneira que nos parece mais conveniente e imediata. Assim, os insucessos e impossibilidades que experimentamos muitas vezes são encarados como uma fase ruim, que logo passará. Mas até que ponto sabemos se as nossas dificuldades são realmente passageiras ou se dizem respeito a uma questão cujo auxílio profissional se faz necessário?
A vivência de um momento penoso não necessariamente deve implicar na busca por um tratamento psíquico. Entretanto, para algumas pessoas, certas complicações se repetem com uma certa frequência, trazendo sérias dificuldades nas relações com os demais. Nestes casos, é comum o seguinte relato: quero as coisas de um jeito, mas acabo fazendo de outro.
A partir desta contradição, nota-se que está aí instalado um conflito: por um lado, aquilo que o sujeito almeja, e por outro as suas limitações, aquilo que o impede de conseguir o que quer. A complexidade desta situação reside no seguinte fato: a razão para estes impedimentos terem sido erguidos é desconhecida ao sujeito, ou seja, não está acessível a sua consciência.
Quando conflitos decorrentes destes impedimentos passam a trazer sofrimento em demasia, certamente deve-se recorrer à ajuda de um profissional. O psicanalista se dispõe a tratar daqueles que se interrogam diante de suas dificuldades, buscando o sentido e a causa dos seus conflitos. Este trabalho visa uma redução do sofrimento e a busca de uma alternativa de vida mais flexível, o que ocorre quando o sujeito passa a tomar conhecimento de algumas idéias que a princípio lhe eram estranhas e inconscientes.
Mª Karine Baggio Vicelli de Quadros
CRP 08/ 9315
Psicóloga graduada pela PUC-PR,
pós-graduada em Psicologia Clínica no Hospital Geral pela UFPR,
psicanalista em formação desde 2002.
Atende crianças, adolescentes e adultos em consultório particular desde 2003.
Consultório:
Rua Duque de Caxias, 627. São Francisco- Curitiba – PR
(Próximo ao Shopping Müeller)
Telefones(41) 3232-5796 e 9622-9488
* CONVÊNIO COM A APAP/PR.