Museu Oscar Niemeyer integra o projeto Rainbow across the World
A intervenção é de autoria da artista austríaca Waltraut Cooper
O Museu Oscar Niemeyer (MON) é um dos espaços selecionados para participar do Rainbow across the World, projeto de autoria da artista austríaca Waltraut Cooper. A intervenção consiste em uma iluminação diferenciada em seis edifícios emblemáticos ao redor do mundo com a intenção de mandar um sinal de esperança para a paz universal no ano em que se comemoram os 70 anos do final da II Guerra Mundial. O MON é o único local escolhido pela artista na América Latina.
Todos os lugares serão iluminados na mesma data, 21 de Setembro, Dia Internacional da Paz. No MON a iluminação será inaugurada às 19h e, a seguir, haverá uma apresentação do grupo Ensemble Nih Nik, da Escola de Música e Belas Artes do Paraná.
Esta é a terceira edição do Rainbow Across the World que ilumina edifícios pelo mundo, representando o arco-íris. O arco-íris é considerado um símbolo de esperança, paz e entendimento entre diversas culturas. O MON ficará amarelo até o dia 2 de Outubro.
Nesta edição as outras obras arquitetônicas iluminadas serão as pirâmides do Egito; o estádio olímpico de Beijing, na China; o museu de Viena Kunsthistorisches, na Áustria; a sede da ONU em Nova Iorque, nos Estados Unidos; e a Sydney Opera House, na Austrália. Foram selecionados monumentos e edifícios considerados relevantes em cada um dos continentes.
Para a diretora cultural do MON, Estela Sandrini, a escolha da artista pelo museu destaca não só a singularidade da sua arquitetura, mas também a importância do seu papel como instituição que privilegia a aproximação e o diálogo entre as culturas. Nos museus estão a nossa memória, nossos sonhos, e é onde os preconceitos podem ser substituídos por sentimentos de liberdade, comenta.
A orquestra
A Ensemble Nih Nik, da Escola de Música e Belas Artes do Paraná, irá apresentar a obra apresentada In C, do compositor norte-americano Terry Riley e ocorrerá no chão de vidro. A regência será do professor Paulo César Demarchi e a introdução crítica sobre a obra com o professor, compositor e musicólogo, Harry Crowl.
A peça In C (Em dó), de Terry Riley, foi composta em 1964 e sugere um número indefinido de executantes. A partitura é uma série de fragmentos em torno da tonalidade de Dó maior que vão sendo introduzidos e interpolados aleatoriamente, mas que devido à sua consistência harmônica geram uma coerência sonora que nunca se desfaz.
Rainbow across the World
A primeira edição do projeto ocorreu em 1999, na Áustria. Batizado de Rainbow acrosss Austria, tinha como objetivo celebrar o último ano de um século marcado por duas guerras mundiais.
Em 2004 foi realizado o Rainbow acrosss Europe, envolvendo outros países do continente. Naquele ano celebrou-se a entrada de dez novos países-membros na União Europeia.
A edição 2015, que estendeu o projeto para seis países ao redor do globo, ilumina cada um de uma cor, como um gesto de esperança para a paz mundial.
Sobre a artista
Waltraut Cooper é uma artista austríaca cujo trabalho é marcado pelo minimalismo, trabalhando com luz e espaço. Ela é a idealizadora do Rainbow Project e já teve trabalhos expostos em importantes museus e galerias ao redor do mundo, como o Museum of Modern Art Vienna, o Bronx Museum New York e o Centre Geroge Pompidou, em Paris.
Serviço: Rainbow across de World MON
21 de Setembro a 2 de Outubro
Grupo Ensemble Nih Nik, da Escola de Música e Belas Artes do Paraná, às 19h
**** Chão de vidro
Rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico. Curitiba PR
www.museuoscarniemeyer.org.br
Facebook e Twitter: monmuseu
Fotografia de: Joel Rocha.