PROFAP 8 – PALESTRA DIA 24

A palestra sera dia 24 de agosto de 2009 (segunda-feira ) as 19h30 no auditorio do Paço da Liberdade e a oficina nos dias 25, 26 e 27 de agosto no Centro Europeu.

Mini curriculo

Fernando Fogliano. Fotógrafo, doutor e mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC – SP, especialista em Engenharia da Computação pela Escola Politécnica – USP, Professor do Curso de Graduação e Pós-Graduação Lato Sensu em Fotografia no Senac onde também é pesquisador e coordenador do Grupo de Pesquisa da Imagem Contemporânea – GPIC. Estão entre os temas de interesse de pesquisa: a fotografia como design; exploração das implicações estéticas, cognitivas e tecnológicas da relação entre imagem e interatividade em ambientes e mídias, tendo em vista o debate no campo do design da informação; pesquisa das novas estratégias de mediação na produção artística no contexto do design, da cultura, da informação.
No campo da Arte e Tecnologia trabalha com o grupo SCIArts. Recebeu o prêmio Sergio Motta 2005 de Arte e Tecnologia com o trabalho Atrator Poético.
No campo da fotografia atua ensinado e pesquisando em campos da produção, tratamento de imagens digitais e gerenciamento da cor em sistemas digitais.

e-mail: [email protected]
fones: 11 4368 0860
11 8124 6895

A codificação do tempo na fotografia: “stop motion” um novo formato fotográfico
Fernando Fogliano

Através de avanços nos estudos científicos da mente e das Teorias da Percepção sabemos que importantes aspectos da consciência e da memória envolvem o problema do tempo. Tanto na Arte quanto na Ciência, a representação do tempo sempre constituiu um aspecto básico na construção das narrativas. O surgimento da fotografia permitiu a utilização de sistemas mecânicos para representar o tempo imageticamente. O cinema, uma forma expressiva que descende da fotografia, através do recurso da montagem também encontrou estratégias expressivas para representar o tempo. O “stop motion” é uma técnica que engendra fotografia e cinema consagrou-se como técnica de animação e de produção de efeitos especiais em Hollywood, já nos seus primórdios. Norman McLaren, estudioso do cinema entre as décadas de 30 a 70, fez grandes contribuições para o refinamento técnico e expressivo desta linguagem. Com o advento das técnicas digitais de produção de imagens, o “stop motion” passa a despertar um renovado interesse como forma expressiva. Antes, visto como técnica cinematográfica pode agora ser entendido também como técnica fotográfica. A oficina pretende criar um cenário para reflexões sobre a fotografia contemporânea e propor a experimentação de práticas de produção de “stop motion”.

• Duração da oficina: 12 hs (3 dias sendo 4hs /dia certo?)
• Tamanho da turma: (20 alunos, 5 grupos)
• Material: Câmera fotográfica digital.
• Programação:
 Percepção do tempo (teórico) – D1
 O corte fotográfico e a representação do tempo pela imagem fixa (teórico) – D1
 Reflexões sobre a fotografia contemporânea (teórico) – D1
 Experiências em Fotografia Computacional – D2
 Desenvolvimento do projeto (prático) – D2
 Produção das imagens (prático) – D2
 Montagens (prático) – D3
 Discussão dos resultados (prático) – D3