Performances trazem interação entre público e artistas na Bienal Internacional de Curitiba 2013
Com uma proposta de aproximar arte e comunidade, a Bienal Internacional de Curitiba 2013 traz obras nas quais artistas apresentam seus trabalhos através de performances artísticas sob curadoria de Fernando Ribeiro.
É o caso da canadense Martine Viale que utiliza a linguagem corporal em atuações nas Estações Tubo. Seu trabalho explora o trânsito destes espaços para interagir com as pessoas, criando um diálogo único e sutil. É uma arte que transforma um momento cotidiano em uma experiência nova e diferente. O trabalho da artista se concentra no processo de ação, na corporalidade que se estende para o espaço e o tempo. Seu trabalho já foi exibido, entre outros, no Festival Internacional de Arte Performática de Chipre (Nicósia, Chipre, 2013), Festival de Arte Performática Visualeyez (Edmonton, Canadá, 2012) e na Bienal de Arte Performática ao Vivo (Western Front, Vancouver B.C., 2005).
A Feira do Largo da Ordem é outro lugar que vai proporcionar essa interação. O pesquisador e professor baiano Zmário, que produz performances artísticas há 15 anos, provocará os passantes com um cenário muito simples: uma mesa e duas cadeiras. Ali ele criará situações comuns como servir um café, jogar cartas, dialogar a partir da leitura para chegar à sua obra de performance, que surge aos poucos, com a relação entre as pessoas e o artista. Atuando com performance, pesquisador e professor, Zmário possui uma produção de 15 anos em performance art. Entre as participações em festivais de performances no Brasil e no exterior, destacam-se o Festival Performance Arte Brasil, MAM-Museu de Arte Moderna (Rio de Janeiro-RJ, 2011), Performance Corpo Política e Tecnologia, UNB (Brasília-DF, 2010) e Zonadeartenacción, Festival de arte de ação, CCEBA, (Buenos Aires, Argentina, 2010).
A Unilivre – Universidade Livre do Meio Ambiente receberá a performance “Meditação para o Mundo” do jovem artista curitibano Angelo Luz. Sua obra é resultado de pesquisa que parte do diálogo do seu corpo nu com o ambiente refletindo sobre a beleza do corpo e do ambiente. Jovem artista da performance e extremamente atuante em Curitiba, possui uma pesquisa e produção que parte do diálogo do seu corpo com o ambiente. Entre suas principais exposições e mostras destacam-se: Frankfurter Buchmesse (Frankfurt Am Main, 2013) Eulengasse (Frankfurt Am Main, 2013), Fundació Antoni Tàpies (Barcelona, 2013), Museu de Arte da UFPR (Curitiba, 2013). Suas principais exposições e mostras foram no Frankfurter Buchmesse (Frankfurt Am Main, 2013) Eulengasse (Frankfurt Am Main, 2013), Fundació Antoni Tàpies (Barcelona, 2013), Museu de Arte da UFPR (Curitiba, 2013).
As performances também estarão presentes nos espaços expositivos, como o Museu Oscar Niemeyer (MON) e a Galeria da APAP/PR (Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná). Nesta, será exibido um vídeo de autoria da premiada artista australiana Jill Orr, com participações em eventos importantes como a Bienal de Veneza e o Festival de Arte e Performance de Melacca (Malásia). No MON, Joseph Ravens realizará a inusitada performance duracional intitulada “Pinhão”, que serão mastigados de forma a criar uma grande massa que será transformada em esculturas. Artista e diretor da Defibrillator Performance Art Gallery, suas performances são resultados híbridos do trânsito entre artes visuais, dança e teatro. Suas exposições estiveram na Semana Internacional da Arte Performática de Veneza (Veneza, 2012); e no Museu Zendai (Xangai, 2008).
Patrocínio
A Prefeitura Municipal de Curitiba/Fundação Cultural de Curitiba e o Banco Itaú apresentam a Bienal Internacional de Curitiba 2013, realizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura (Lei Rouanet). Esta edição também conta com o patrocínio Petrobrás, BNDES, Votorantim Cimentos e Volvo, além da Copel e Sanepar, por meio da Conta Cultura. Tem copatrocínio da Barigui Financeira e Construtora JL, além do apoio do Governo do Paraná/Secretaria de Estado da Cultura, Sesi no Paraná e Sistema Fecomércio Sesc Senac PR.
Serviço: Bienal Internacional de Curitiba 2013
Performances na Bienal Internacional de Curitiba 2013
Martine Viale (Canadá)
Dia 29: 14h
Local: Estação Tubo Rui Barbosa
Dia 30: 17h
Local: Estação Central
Dia 31: 11h
Local: Estação Central
"Café com Zmário" (em busca do zen café)
Data: 29 de agosto
Horário: 17h
Local: Praça Tiradentes
Data: 1 de setembro
Horário: 10h
Local: Feira do Largo da Ordem – Praça Garibaldi (Rua São Francisco, s/n° I São Francisco)
"The Sleep of Reason Produces Monsters" (Jill Orr)
Data: 31 de agosto a 1º de dezembro
Galeria da APAP/PR – Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná
Horário de visitação: 14h às 17h (3ª a 6ª feira) e 10h às 13h (sábado e domingo)
Local: Av. Jaime Reis, s/n Sala 07 I São Francisco – Tel.: (41) 3232-0408. Ingresso: Gratuito www.apap.com.br
"Pinhão" (Joseph Ravens)
Data: 1º de setembro
Horário de visitação: 15h
Local: Escada espiral próxima ao café do Museu Oscar Niemeyer (Rua Marechal Hermes, 999 I Centro Cívico)
Tel.: (41) 3335-4400
Ingresso: Gratuito
“Meditação para o Mundo” (Angelo Luz)
Data: 7 de setembro
Horário: 12h às 19h
Local: Unilivre – Universidade Livre do Meio Ambiente (Rua Victor Benato, 210 – Pilarzinho)
Tel.: (41) 3352-7607
Redes sociais: Facebook, Twitter e Youtube
Informações: www.bienaldecuritiba.com.br