PARANÁ – BERÇO DAS ETNIAS INAUGURA EM CASTRO

Ondas do Yapó recebe “Paraná – Berço das Etnias”
Pinturas resgatam memórias culturais de diversos povos

A Secretaria Municipal de Esporte e Cultura, e Galeria Ondas do Yapó abrem nesta quinta-feira (21) a exposição “Paraná – Berço das Etnias” de Eloir Jr. A mostra apresenta pinturas que segundo o artista são alegres, coloridas e resgatam as memórias culturais trazidas pelos diversos povos. Inspirando-se nos folclores polonês, ucraniano, português, italiano entre outros, o artista consegue demonstrar a convivência harmoniosa das etnias que fazem parte de nossa terra, a terra de todas as gentes.
Em seu percurso artístico, Eloir Jr. se identificou com a linguagem näife, que traduz a pura expressão ingênua da cultura, hábitos e costumes que as diversas etnias trouxeram para o Estado do Paraná, em harmonia com nossos ícones paranistas, como a gralha azul, os pinheiros-araucárias e seus pinhões. Há 18 anos, Eloir é estudioso das etnias europeias que imigraram e colonizaram o Paraná, região sul do Brasil, com enfoque principal na cultura eslava da Polônia e Ucrânia, onde não só expressa a pintura sobre a tela, como também o artesanato cultural destes países.

Sobre o artista
Eloir Jr., nasceu em Curitiba, Paraná, possui graduação em Design de Moda pela Universidade Tuiuti do Paraná, Bacharel em Gravura, pela EMBAP (PR), pós-graduação em História da Arte do Século XX também pela EMBAP, além de formação complementar com diversos artistas plásticos.
Participou de várias exposições individuais e coletivas no Brasil e exterior, além de ter obras em acervos internacionais de Estados Unidos, Bolívia, Portugal, Espanha, Canadá, Chile, Argentina, Rússia e França.

A mostra segue até 26 de Agosto e o horário de visitação é das 8 às 11h30 e das 13 às 17h30, de segunda à sexta-feira, na Galeria Ondas do Yapó, no mezanino do Teatro Bento Mossurunga.