06.09.07
Capela do Alvorada terá afresco restaurado
Descobertas as cores originais do desenho: azul e amarelo
A Capela do Palácio possui um painel pintado em seu teto por Athos Bulcão
O superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em Brasília, Alfredo Gastal, anunciou na última segunda-feira, dia 3 de setembro, os preparativos para a restauração do teto da Capela do Palácio da Alvorada.
Após meses de pesquisa, foram descobertas as cores originais do desenho do artista plástico Athos Bulcão: azul e amarelo. O afresco foi repintado de branco, em data desconhecida, descaracterizando a obra do artista.
A restauração do painel será iniciada logo após a chegada do período das chuvas, para que seja testada a impermeabilização do teto, concluída em abril deste ano. Também foram restaurados os lambris dourados que revestem as paredes da nave e do altar-mor, a porta principal de alumínio anodizado, as paredes internas em mármore, o piso de granito, e a imagem de Nossa Senhora da Alvorada, ao custo total de R$ 285,3 mil, incluindo a reconstrução de uma parte do mobiliário do projeto original da Capela.
Palácio Precursor
Primeiro prédio construído em alvenaria na nova capital, o Palácio da Alvorada é uma das mais importantes obras da arquitetura de Brasília. Foi inaugurado em 30 de junho de 1958, com o objetivo de funcionar como residência oficial do Presidente da República.
Graças ao projeto do arquiteto Oscar Niemeyer, o espectador da edificação tem a impressão de estar frente a uma obra suavemente pousada no terreno, apenas se apoiando nele por meio de uma fina estrutura externa totalmente exposta. As colunas lembram as redes estendidas em uma varanda, como as que contornam as casas de fazenda do Brasil colonial.
Artista Versátil – Escultor, decorador, desenhista, pintor e professor, Athos Bulcão decidiu dedicar-se às artes plásticas em 1939, quando abandonou a faculdade de medicina. Em 1944, a convite de Niemeyer, inaugurou a nova sede do Instituto de Arquitetos do Brasil, no Rio de Janeiro, com uma exposição de desenhos. Logo depois trabalhou no mural da Igreja de São Francisco da Pampulha, em Belo Horizonte, Minas Gerais, ao lado de Portinari, com quem estagiou e aprendeu lições importantes sobre desenhos e cores.
Leia a matéria relacionada no site do Iphan.
http://portal.iphan.gov.br/portal/montarDetalheConteudo.do?id=13696&sigla=Noticia&retorno=detalheNoticia
(Texto: Renato Paiva, Comunicação Social/MinC)
(Fonte: Iphan)
(Foto inspirada em Doingos Tadeu).
Publicação por Assessoria de Comunicação Social