Parece-me que foi ontem, quando entrei como associada da APAP/PR Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná. Não foi bemno seu início; creio era por volta de 1986, pois me lembro de ter idoàs primeiras reuniões ali, numa pequena casa na Alameda Júlia da Costa.Também realizei uma mostra individual na Vitrine da APAP/PR, num espaçono Shopping Itália que a associação tinha conseguido. Alguns anosdepois, houve outra sede na Alameda Princesa Izabel, bem em frente aoedifício onde Leila Pugnaloni morava e possuía um atelier. Este foi umtempo em que estive mais ligada às atividades e eventos realizados.
Em 1990, saí do MAC-PR e fui trabalhar como Coordenadora de ArtesPlásticas na Fundação Cultural de Curitiba e paulatinamente, semquerer, fui me afastando muito mais pelo acréscimo de responsabilidadesdo que por vontade própria.
Daquela sede, a APAP/PR passou para a Galeria Schaffer, onde permaneceupor vários anos, até que veio para seu endereço atual, no Alto de SãoFrancisco.
Mas agora, estou muito feliz, pois fui convidada a fazer a curadoria daexposição Mostra 25 anos APAP-PR, que comemora todos estes anos deintensas atividades, eventos e realizações da entidade.
Nosso primeiro intento da presidente Alani F. Mello, da diretoria e o meu foi a de reunir obras de arte de todos os artistas que fizeram efazem parte da entidade. Porém, diante do expressivo número de 800registrados, não haveria maneira de acomodar em nenhum lugar, uma partesignificativa deste número. E também, quais seriam os critérios paraprivilegiar uns poucos em detrimento da grande maioria dos outros?
Por outro lado, a atual diretoria obteve da Secretária de Estado da Cultura Sra.Vera Mussi a cessão do Hall da SEEC para realizar aexposição. Daí, tentamos reduzir para obras dos componentes de todas asdiretorias que já passaram pela APAP/PR, ao longo dos anos, uma vez queeles seriam os melhores representantes dos demais artistas, até porqueforam eleitos pelo voto. Mais uma vez, mesmo com uma obra cada, nãoimportando de quantas gestões tivessem participado, o totalultrapassava a disponibilidade. Assim, optamos por honrar a todosatravés da primeira diretoria eleita.
Dela faziam parte: José Humberto Boguszewski, presidente; Osmar Dirceu Chromiec, vice-presidente; Rosane Schlögel, diretora administrativa;Guilmar Maria Vieira da Silva, vice- diretora administrativa; EduardoBittencourt Nascimento, diretor cultural; Alfi Vivern, vice- diretorcultural; Estela Carmen Pereira Sandrini, diretora de informação; Eliane Prolik, vice- diretora de informação. Compunham o Conselho Fiscal: Sofia Dyminski; Victorina M. Sagboni e Maria Emília Passani Nascimento.
Então, pelo pioneirismo ao instituir uma associação, pela atuaçãoincisiva, pelo ânimo ao enfrentar obstáculos, pela garra ao levaradiante uma idéia e um desejo, a atual gestão da APAP/PR desejahomenagear todos os artistas associados através desta mostra.
Segundo palavras do artista e diretor jurídico da entidade, Marcelo Conrado: A APAP/PR AssociaçãoProfissional dos Artistas Plásticos do Paraná foi fundada em 1983, coma finalidade de reunir artistas e possibilitar a formação daconsciência crítica, como resposta as mudanças políticas e culturaisdaquela época. Da ditadura passou-se gradativamente para o ambientedemocrático. Por meio das mãos de artistas que guardavam estreitasintonia com o novo ambiente político e cultural que instalou-se nopaís a partir de então a APAP surgiu, desenvolveu-se e ocupou espaço nocenário paranaense.
Com um olhar histórico, podemos dizer que nos últimos anos a APAP vematuando decisivamente na defesa dos interesses das artes visuais,ocupando assento em fóruns de discussão das políticas culturais, taiscomo a formulação de leis e programas de incentivo a cultura. Alemdisso, a APAP também se faz presente em outras discussões e eventos queimpulsionam a arte atual. A política adotada pela Associação é de nãoser partidária. O pluralismo que se faz presente na sociedadepós-moderna também esta refletida na produção de seus associados. Doacademicismo, dos estudos despretensiosos ate a arte contemporânea,representada por novas mídias estão todas as formas de produção visualno perfil dos associados que compõem a APAP de hoje.
SERVIÇO: Mostra 25 anos APAPPR
Abertura: Sexta-feira, dia 14 de março, às18h30min
Local: Hall da Secretaria de Estado da Cultura
Segue até dia 18 de abril de 2008
Endereço: Rua Ébano Pereira, 240 – Centro – Curitiba
Outras informações: APAP/PR – Galeria Arcadas de São Francisco, Sala 07, Av. Jaime Reis s/n – teleofne: (41) 3232-.0408.
Foto ilustrativa: Aristides Brodeski