Destaque – Mostra 25 Anos APAP/PR
Aconteceu na última sexta-feira (14), às 18h30, a abertura da Mostra 25 Anos APAP-PR, no Hall da Secretaria de Estado da Cultura com a curadoria de Nilza Procopiak.
A Mostra 25 Anos APAP/PR reúne obras de artistas que integraram a primeira diretoria da entidade, da qual faziam parte José Humberto Boguszewski, presidente; Osmar D. Chromiec, vice-presidente; Rosane Schlögel, diretora administrativa; Guilmar Silva, vice-diretora administrativa; Eduardo Bittencourt Nascimento, diretor cultural; Alfi Vivern, vice-diretor cultural; Estela Sandrini, diretora de informação; Eliane Prolik, vice-diretora de informação; Ronald Simon, diretor financeiro; e Francisco Kava Sobrinho, vice-diretor financeiro. Compunham o Conselho Fiscal: Sofia Dyminski; Victorina M. Sagboni e Maria Emília Passani Nascimento.
A escolha por apresentar os trabalhos da 1ª. Diretoria foi difícil, mas acertiva, segundo a curadora, Nilza Procopiak é fundamental homenagear todos os que, ao longo do tempo, colaboram para o sucesso da associação. Tendo em vista que três membros da diretoria já faleceram, resolvi selecionar obras de uma época um pouco mais afastada, quando todos compartilhavam um universo comum, o que contribuiu para enfatizar a arte da década de 80 na exposição, declara a curadora.
Sobre a Mostra por Nilza Procopiak
“MOSTRA 25 ANOS APAP/PR
Neste ano, 2008, a APAP/PR – Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná comemora um quarto de século de existência.
São 25 anos dedicados pelos seus dirigentes e associados à labuta diária, em primeiro lugar, da defesa incondicional dentro do amparo das leis, dos direitos dos artistas. Pode não parecer, mas a simples preservação destes direitos por parte dos associados, e principal mente, pelas diretorias que os representam, foi à custa de muito empenho e tempo despendidos, de tratativas e acordos para superar os obstáculos, de sono perdido em busca de soluções para problemas imprevistos, e de afastamento do convívio dos familiares e amigos em prol de uma associação.
Entretanto, este trabalho árduo e, ao mesmo tempo, voluntário não possui equivalência as demais atribuições ou funções rotineiras de outras associações, pois detém um aspecto que faz superar todas as dificuldades e empecilhos ao longo do caminho: a arte.
Assim, a recompensa para o trabalho árduo e proveniente da única atividade – a artística – que resgata o tempo perdido, além de trazer luz e vida em forma de um outro universo, este criado pelo ser humano dentro de suas limitações, mas que se revela muito mais coerente, entre miríades de modos de expressão e configuração.
Feliz por ser convidada a fazer a curadoria da exposição “Mostra 25 anos APAP/PR”, que comemora todos estes anos de intensas tarefas, eventos e realizações da entidade, o próximo passo foi estabelecer os critérios de seleção.
Nosso primeiro intento – da presidente Alani F. Mello, da diretoria e o meu – foi a de reunir, para a mostra, obras de arte de todos os artistas que fizeram e fazem parte da entidade. Porem, diante do expressivo número de 8OO registrados, não haveria maneira de acomodar em nenhum lugar, uma parte significativa deste número. Mais uma questão levantada foi quais seriam os critérios para privilegiar alguns em detrimento da grande maioria dos outros, tendo em vista que todos por direito deveriam participar?
Por outro lado, a atual diretoria obteve – da Secretaria de Estado da Cultura Sra. Vera Maria Haj Mussi Augusto – a cessão do Hall da SEEC para realizar a exposição. Uma vez resolvido o local, aliás, excelente, que reflete a importância da associação, pontuando um trabalho em colaboração, o número de obras a serem expostas ficou determinado Inclusive porque minha postura como curadora é sempre deixar as obras respirarem – conselho dado por Theodoro De Bona relativo à composição em aula de pintura, que aplico também na distribuição espacial.
Daí, tentamos reduzir a mostra para obras dos componentes de todas as diretorias que já tivessem passado pela APAP-PR, uma vez que eles seriam os melhores representantes dos demais artistas, até porque foram eleitos pelo voto. Mais uma vez, mesmo com uma obra cada, não importando de quantas gestões tivesse participado, o total ultrapassava em muito a disponibilidade de espaço.
Finalmente, optamos por honrar a todos através da primeira diretoria eleita. Dela faziam parte: José Humberto Boguszewski, presidente; Osmar Dirceu Chromiec, vice-presidente; Rosane Schlögel. diretora administrativa; Guilmar Maria Vieira da Silva, vice-diretora administrativa; Eduardo Bittencourt Nascimento, diretor cultural; Alfi Vivern, vice-diretor cultural; Estela Carmen Pereira Sandrini, diretora de informação; Eliane Prolik, vice-diretora de informação; Ronald Ives Simon, diretor financeiro e Francisco Kava Sobrinho, vice-diretor financeiro. Compunham o Conselho Fiscal: Sofia Dyminski; Victorina M. Sagboni e Maria Emilia Passani Nascimento, a única homenageada que não seguiu carreira artística, dedicando-se ao ensino.
Tendo em vista que três membros da diretoria já faleceram, resolvi selecionar obras de uma época um pouco mais afastada, quando todos compartilhavam um universo comum, o que contribuiu para enfatizar a arte da década de 80 na exposição. Ao contrário do que se possa pensar, as obras apresentadas, exatamente pela qualidade estético-artística e a potência de suas linguagens, vem confirmar a perenidade do território da arte.
Do Acervo do Museu de Arte Contemporânea do Paraná – MAC-PR, por empréstimo, estão expostas as obras de: Alfi Vivern, por sinal, o seu atual diretor, Eduardo Nascimento, Eliane Prolik, Ronald Simon, Sofia Dyminskl. Estela Sandrini e Victorina M. Sagboni.
Do Acervo da Fundação Cultural de Curitiba, foram emprestadas as obras dos sempre lembrados Guilmar Silva e Osmar Chromiec.
José Humberto Boguszewski e Rosane Schlogel cederam obras de suas coleções particulares e Luciana Kava gentilmente cedeu duas fotografias de seu pai, o inesquecível Francisco Kava Sobrinho, raridades quase nunca vistas hoje em dia.
Um olhar sensível, um desejo intenso a perseguir o aprazível e o belo na composição são destaques nestas fotografias em Preto & branco do Kava. Surpreendente e incrível foi a censura da foto pequena em exposição realizada em 1977, que causou uma grande reação dos meios artísticos e intelectuais de Curitiba. Realmente, não se entende o porquê: a foto é simplesmente magnífica e o jornal “Correio de Notícias”, de 25 de novembro, conta: “como medida de prevenção, a Diretora do Centro Cultural Brasil Estados Unidos tomou uma decisão: retirar uma fotografia e alterar o horário de visita a galeria do estabelecimento … ”
Naquela ocasião, o pensamento e a atitude dos meios artísticos e intelectuais foram unânimes a favor do artista.
E aqui, muito mais do que uma exposição, nosso objetivo também é o congraçamento, a reunião e união entre todos, associados, colaboradores, amigos, conhecidos, desconhecidos, fruidores das artes, interessados, neste território onde a somatória das realizações individuais estão unidas sob um só nome: arte. “
Curadoria e texto:
Nilza Knechtel Procopiak
Filiada as ABCNAJCA Associações Brasileira e Internacional dos Críticos de Arte
Colaboradores:
Fundação Cultural de Curitiba
América Padaria
Claudio Tiburtius – Telas e Molduras
GuiaSJP
Demais colaboradores:
Eliane Moro Rébolo, Lidia Espírito Santo, Arno Siebert, Bernadete Américo, Christine Vianna Baptista, Ester Knopfhplz, Tiago Henrique Moura, Regina Paraná Diana, Rodrigo Ferreira Marques, Fátima Mercuri, Claudia Arioli, Sonia Deneka, Denise Zanini, Renate T. da Silva, Thêmis Araújo Lima, Zilá M. Walenga Santos, Marcos Coga, Eduardo Chaiben, Thomaz Kraviski e William de Almeida Batista
Serviço: Mostra 25 anos APAP/PR
Período: de 15 de Março até 18 de Abril de 2008
Local Hall da SEEC – Secretaria de Estado da Cultura
Rua Ébano Pereira, 240 – Centro – Curitiba – PR
APAP/PR
Av. Jaime Reis s/n
Galeria Arcadas de São Francisco – Sala 07
São Francisco – Curitiba – Paraná
(41) 3232-0408 www.apap.com.br