A Primeira Missa no Brasil
Abre dia 02 de agosto e fica exposta até 14 de outubro a exposição que apresenta o quadro “A Primeira Missa no Brasil” pintado por Victor Meirelles, em 1860, e que foi totalmente restaurado pelo Museu Nacional de Belas Artes, com o patrocínio do BNDES.
A mostra é complementada pela exibição de painéis fotográficos sobre todo o processo de restauração e de 12 desenhos produzidos pelo artista, chamados de estudos preparatórios, que fundamentaram a execução da famosa obra. O Museu Oscar Niemeyer abre a mostra para jornalistas e convidados na próxima quinta-feira (02), às 19h.
A obra foi baseada na carta que Pero Vaz de Caminha enviou a Dom Manuel, por sugestão de Manoel de Araújo Porto Alegre. A Primeira Missa no Brasil foi pintada em Paris e foi a primeira obra de um artista brasileiro aceita no Salão Francês. É uma honra para o Museu receber uma das obras mais importantes que temos e que reflete um momento histórico para o Brasil, disse a presidente do Museu Oscar Niemeyer, Maristela Requião.
Após participar da exposição em Paris, o quadro foi um dos escolhidos para representar o Brasil na Exposição Universal da Filadélfia, em 1876. As duas viagens foram seguramente a causa da primeira restauração, já em 1878. Ainda hoje o transporte e o manuseio de obras de grandes dimensões estão entre as principais causas de danos, afirma o curador da exposição, Pedro Xexéo.
A Primeira Missa no Brasil
Abertura Convidados: 02.08.07
Período Exibição Público: 03.08 até 14.10.07
Apoios: Governo do Paraná, Secretaria de Estado da Cultura e Ministério da Cultura
Museu Oscar Niemeyer
Rua Marechal Hermes, 999
Centro Cívico CEP: 80530-230
Telefone: (41) 3350-4400
Horário: de terça a domingo, das 10h às 18h
Preços: R$ 4,00 adultos e R$ 2,00 estudantes
(Não pagam crianças de até 12 anos, maiores de 60 anos e grupos agendados de estudantes de escolas públicas, do ensino médio e fundamental)