MON exibe obras da 29ª. Bienal São Paulo
Obras selecionadas serão expostas em 13 cidades brasileiras ao longo de 2011
O Museu Oscar Niemeyer, em parceria com a Fundação Bienal, exibe 73 obras de 12 artistas presentes na 29ª. Bienal de São Paulo. Com abertura neste sábado (14), às 11h, a exposição apresenta trabalhos selecionados pelos curadores da megaexposição Moacir dos Anjos e Agnaldo Farias. O projeto de itinerância da Bienal fará a exibição de seleções específicas em 13 cidades brasileiras até agosto deste ano, cada mostra com um recorte diferente.
Embora seja impossível, obviamente, o transporte integral de exposição tão extensa e complexa como a Bienal para outros lugares, o trabalho conjunto entre a curadoria da Bienal de São Paulo e as instituições que recebem esses recortes permite que seus visitantes tenham acesso a vários destaques e que desfrutem do contato próximo com algumas das mais relevantes produções da arte contemporânea brasileira e internacional, explica Moacir dos Anjos.
Com patrocínio nacional do Banco Itaú e Fiat, a 29ª Bienal de São Paulo Obras Selecionadas, refletirá os conceitos artísticos expostos ao mundo no Pavilhão da Bienal no Parque Ibirapuera. A relação arte e política, mote central da mostra, será também o fio condutor das exposições itinerantes. O MON irá abrigar, segundo o curador, uma seleção de obras que demonstram as várias maneiras pelas quais a arte tece, nela mesma, uma política.
Entre as obras selecionadas para este recorte, a vinda dos trabalhos de artistas como Carlos Garaicoa, Ernesto Neto, Juliana Stein, Samuel Beckett, Sandra Gamarra, entre outros mostra a importância da participação da cidade para a Bienal. Entres os citados destaca-se a série de 11 imagens reunidas em Sim e não, da artista Juliana Stein, única representante paranaense a participar da Bienal.
Os retratos de homens que, valendo-se de cosméticos, perucas e roupas femininas, travestem-se de mulheres. São fotografias que, a despeito das razões que levam cada um deles a assumir outra identidade sexual, sugerem a condição transitória e circunstancial do indivíduo na contemporaneidade não mais estável, mas se refazendo a cada instante; não mais uno, mas dividido de modo irreparável.
A mostra da 29ª Bienal de São Paulo Obras Selecionadas fica em exibição por cerca de dois meses em cada uma das 13 cidades por onde passará a itinerância: Curitiba, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Salvador, Juiz de Fora, Santos, Araraquara e Ribeirão Preto. A exposição passará ainda por Recife, Porto Alegre, Campinas, Brasília e São José dos Campos.
Visita virtual da 29ª Bienal Itinerante
Em iniciativa inédita no país, a Bienal de São Paulo apresentará nos espaços expositivos itinerantes uma visita virtual à exposição original em formato de vídeo 360 graus. O visitante poderá interagir com um vídeo produzido com tecnologia semelhante ao famoso Google Street View: ir e voltar no tempo e espaço, vendo o público trafegando pelo pavilhão ao mesmo tempo em que admira as obras.
Programa Educativo da 29ª em Itinerância
Junto às exposições pelas cidades, o Projeto Educativo da Fundação Bienal também desenvolverá um trabalho itinerante, levando para diferentes públicos as mais variadas formas de se pensar a arte. Com patrocínio do Instituto Votorantim, a equipe, sob coordenação de Stela Barbieri, realizou encontro para formação dos educadores na cidade que irão oferecer visitas orientadas ao longo da exposição. A equipe também fará um trabalho de formação para professores das redes particular e pública de ensino. O encontro será conduzido por coordenadores da equipe do Educativo permanente da Bienal, no dia 13 de Maio, às 14h no próprio MON.
O objetivo principal do projeto é difundir a arte contemporânea para seus mais diversos públicos, aproximando artistas, curadores, estudantes, visitantes. A partir do momento em que as obras visitadas estão mergulhadas em contextos políticos, sociais e econômicos específicos, abre-se espaço para uma abordagem aprofundada de diversas outras áreas e para a construção de um conhecimento para além da arte.
O Programa Educativo da Bienal atua justamente para ampliar este espaço de reflexão. O Material Educativo da 29.ª, composto por um livreto sobre a mostra, 30 fichas sobre artistas, seis cartazes de obras e um jogo (com tabuleiro, peças e instruções) foi desenvolvido especialmente para as formações com os professores. Ele encontra-se disponível para download no site da 29.ª Bienal (www.29bienal.org.br).
* Informações sobre a agenda do Programa Educativo pelo telefone (11) 5576-7611.
Serviço: 29ª Bienal de São Paulo Obras Selecionadas
Período expositivo: 14 de maio a 14 de agosto
Museu Oscar Niemeyer – Curitiba
Marechal Hermes, 999, Centro Cívico – Curitiba – PR
Visitas: de terça a domingo, das 10h às 18h (venda de ingressos até 17h30).
Entrada: R$ 4,00 e R$ 2,00 para estudantes com carteirinha. Gratuito para grupos agendados da rede pública, do ensino fundamental e médio, para crianças até 12 anos, maiores de 60 anos e no primeiro domingo de cada mês.
Visite o site da 29ª Bienal: www.29bienal.org.br
______________________
De Curitiba, Alice Varajão.
Fonte: AI MON.