Marcia Xavier inaugura Olho D’água em Curitiba

Marcia Xavier inaugura Olho D’água em Curitiba

Lupa de 3 metros de diâmetro será colocada em praça pública para que as pessoas possam ver a cidade como em um grande cinema 3D

Que tal poder olhar a cidade por meio de uma lupa gigante? Essa é a proposta da artista plástica Marcia Xavier, que na próxima segunda-feira (15/9), traz para Curitiba “Olho D`água”, uma instalação de 3 metros de altura e 3 metros de diâmetro feita de metal, plástico e água. A idéia da obra, que será montada na Praça Osório, é que as pessoas passem por baixo da lente e vejam a cidade por meio dela, o que dará às pessoas a sensação de estarem tendo uma vertigem ao ampliar os elementos urbanos.

A instalação, em formato de um círculo gigante, utiliza 300 litros de água para criar o efeito imaginado pela artista. “Tivemos que utilizar água no lugar do vidro para viabilizar a montagem na rua”, afirma a artista. “A obra é uma mistura de escultura com cinema, pois além do efeito externo, as pessoas terão a sensação de estarem assistindo a um filme em 3D. A cidade será o grande tema”, conclui. Curitiba será a primeira cidade a receber a obra, que, segundo a artista, servirá de modelo para as próximas exibições. A mineira, artista plástica reconhecida pela crítica internacional, ainda compara a situação com a experiência de olharmos os objetos com os olhos cheios d’água, o que justifica o nome da obra.

A instalação é uma das obras da 4ª VentoSul – Mostra Latino-Americana de Artes Visuais, que está acontecendo em quatro espaços da cidade: Museu de Arte Contemporânea do Paraná, Casa Andrade Muricy, Museu de Arte da Universidade Federal do Paraná (MusA) e Memorial de Curitiba. Marcia também está apresentando uma projeção aérea de Curitiba no Memorial de Curitiba. Desta vez, trata-se da exibição de um salto de pára-quedas, também com a proposta de deixar os curitibanos tendo vertigens. A 4ª VentoSul, que traz como tema desta edição “Narrativas Contemporâneas”, reúne obras de 37 artistas de sete países da América Latina e irá percorrer outras quatro capitais brasileiras a partir de março do próximo ano. O projeto é uma realização do Instituto Paranaense de Arte em parceria com a Universidade Federal do Paraná, Secretaria de Estado da Cultura e Fundação Cultural de Curitiba. Conta com o apoio do Ministério da Cultura, Ministério das Relações Exteriores e Fundação Bradesco. Eletrobrás, Itaipu Binacional e Petrobras são os patrocinadores da obra que recebeu apoio da empresa paranaense Artesian e da GreenWood Construtora.

Instituto Paranaense de Arte
Assessoria de Imprensa
Literal Link Comunicação Integrada
Estela Matsumoto / Aldo Ribeiro
MTB 3759-PR / MTB 2184-PR
41. 3015 2222 / 9932 9208
[email protected]
www.literallink.com.br