12.06.07
Sistema Brasileiro de Museus
Tem como objetivo a gestão integrada e o desenvolvimento dos museus, acervos e processos museológicos brasileiros
Publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira, 12 de junho, a Portaria nº 2, de 08/06/2007, que dispõe sobre a adesão das 72 primeiras instituições museológicas – não-vinculadas ao Ministério da Cultura -, ao Sistema Brasileiro de Museus (SBM).
Da Região Centro-Oeste, aderiram 11 museus; da Nordeste, 15; da Sudeste, 27; e da Região Sul, 19. Com os 41 museus vinculados ao MinC, agora são 113 instituições incorporadas ao sistema e 223 em processo de adesão.
Segundo o diretor do Departamento de Museus e Centros Culturais do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Demu/Iphan), José do Nascimento Júnior, a integração dessas instituições ao SBM mostra que a Política Nacional de Museus tem sido importante para o setor. Essa primeira portaria expressa o interesse de museus diversos em trabalhar conjuntamente.
Sistema Brasileiro de Museus
Criado pelo Decreto n° 5.264, de 5 de novembro de 2004, o SBM tem como objetivo a gestão integrada e o desenvolvimento dos museus, acervos e processos museológicos brasileiros, por meio de uma ampla e diversificada rede de parceiros.
O SBM é coordenado pelo Demu/Iphan, por meio de um Comitê Gestor, que agrega representantes do setor governamental e da sociedade civil ligados à área museológica. O Comitê é um espaço de proposição de diretrizes e ações voltadas ao setor museológico.
Museus, sistemas de museus, universidades que mantenham cursos relativos ao campo museológico e entidades organizadas vinculadas ao setor podem aderir ao SBM por intermédio do Termo de Adesão (disponível no portal www.museus.gov.br), firmado entre a instituição e o Ministério da Cultura.
Informações: (61) 3414-6234.
(Texto: Sara Schuabb, Demu/Iphan)