MAC USP e IG.Art lançam Galeria para abrigar exposições exclusivamente virtuais

Videoconferência internacional marca início da parceria que busca novos caminhos de difusão e democratização da prática artística

O Museu de Arte Contemporânea da USP e a IG.Art (Interactive Global Art) realizam na próxima quarta-feira, 9 de abril, às 13 horas, uma videoconferência internacional que marca o início das atividades da Galeria Virtual IG.Art – MAC USP criada para, a partir da interatividade e da integração global, difundir e democratizar a prática artística. O evento reunirá Lisbeth Rebollo Gonçalves, diretora do MAC USP (São Paulo – Brasil), Maria Amélia Bulhões, diretora da equipe artística do IG.Art (Valencia – Espanha), Mauricio Arango, artista colombiano que inaugura a Galeria (Nova Iorque – EUA) e Carmen Aroztegui, arquiteta e professora da Universidade ORT Uruguai. A videoconferência poderá ser assistida no MAC USP Cidade Universitária – Rua da Reitoria, 160 – ou no endereço http://iptv.usp.br (transmissões / ao vivo).

A Galeria Virtual IG.Art – MAC USP passará a apresentar exposições regulares de web art permitindo um novo tipo de interação entre o artista e o público. A proposta é articular a internet aos circuitos de arte para construir um ambiente de integração multitecnológico e multicultural. A Galeria instaura uma interface para propostas artísticas exclusivamente virtuais promovendo a interatividade e a conectividade, discutindo os limites geográficos e o uso das novas tecnologias para a expansão da criação artística. O espaço Galeria Virtual será acessado exclusivamente na web, em um link disponível nos sites dos portais www.ig.art.br e www.mac.usp.br. Serão alocados projetos de web art especialmente criados para o espaço, interativos e desenvolvidos em tecnologia web 2.0.

Com apoio da equipe técnica da IG.Art, cada artista ocupará totalmente a Galeria durante quatro meses, quando serão realizados debates e outros eventos paralelos. Críticos de diferentes países já foram convidados a enviar suas propostas de forma independente, ousada e criativa, integrando-se a um projeto anual conceitual estabelecido pela equipe da Galeria. Os artistas convidados pelos curadores serão criadores atuantes nos circuitos das artes – em especial vinculados a web art – mas também artistas que, embora não atuem nesta rede, se disponham a criar propostas para este meio, contribuindo para o projeto pela relevância de suas obras.

A primeira exposição apresentada pela Galeria traz a obra do artista colombiano radicado nos EUA, Mauricio Arango, com curadoria da crítica brasileira Maria Amelia Bulhões. Em Monumento Pasajero para el Recuerdo o Gloria de Alguien (2007), Arango aborda a violência contra os que enfrentam questões políticas em seus países criando uma homenagem a três indivíduos: uma jornalista russa, um aposentado argentino de 77 anos e uma camponesa colombiana, todos brutalmente assassinados em seus países depois de denunciarem ações autoritárias dos respectivos governos. Nenhum dos crimes foi solucionado.

Com a parceria, MAC USP e IG.Art buscam dar um sentido mais amplo à produção artística na web. Curadores e artistas envolvidos com a Galeria vinculam cada uma das exposições ao circuito das artes de seus diferentes países. Assim, o local e global se articulam, pela interação do trabalho dos curadores com as instituições do meio artístico em suas regiões e pela organização geral do evento e sua circulação na rede web. O passo seguinte é organizar a primeira Bienal Virtual de arte, construindo uma interface dinâmica ente o meio de arte e a internet.

Videoconferência – Galeria IG.Art MAC USP

9 de abril, 13 horas

MAC USP Cidade Universitária – Rua da Reitoria, 160 ou http://iptv.usp.br (transmissões / ao vivo)/