LIVRO SOBRE O PAPAGAIO-DE-CARA-ROXA TEM LANÇAMENTO NA FNAC

Livro sobre papagaio-de-cara-roxa será lançado na próxima segunda

 Obra deve encantar público adulto e infantil com história sobre ave típica paranaense em extinção

Nossa associada a artista Kitty Harvill e a nossa amiga Adélia Maria Woellner lançam a obra na Fnac Curitiba.

 Na próxima segunda (4/6), o lançamento do livro Vida Livre – a história do papagaio-de-cara-roxa promete movimentar a Fnac do ParkShoppingBarigüi. De autoria da escritora Adélia Maria Woellner e da ilustradora e artista plástica norte-americana/brasileira Kitty Harvill, a obra retrata o comportamento da espécie – que está ameaçada de extinção e pode ser encontrada no litoral paranaense.

 O livro foi desenvolvido em parceria com a Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS), que realiza, há 14 anos, o Projeto de Conservação do Papagaio-de-cara-roxa no litoral do Paraná. A obra mistura fantasia e realidade e vai encantar tanto o público adulto quanto o infantil.

 "Dona Caroxa é a personagem principal. Ela apresenta um mundo onírico para o leitor poder soltar sua imaginação, acompanhando viagens pela floresta, em busca de alimento e de ninho para reprodução. Também se torna aquela que revela e detalha o real trabalho de pessoas envolvidas na preservação da espécie, unindo, assim, o lúdico ao utilitário, divertindo e instruindo”, conta Adélia.

A obra conta com ilustrações belíssimas da artista plástica Kitty Harvill, que reside em Curitiba e há anos se dedica à representação da Mata Atlântica e de suas espécies.

 Educação ambiental

 A história foi fundamentada em pesquisas científicas realizadas pela SPVS e a publicação pode ser utilizada em programas de educação ambiental.

 Parte dos exemplares será distribuídos para bibliotecas e instituições educacionais do sul de São Paulo, litoral do Paraná e do norte de Santa Catarina. Segundo Elenise Sipinski, coordenadora do Projeto de Conservação do Papagaio-de-cara-roxa da SPVS, o potencial de instrumento de educação ambiental pôde ser verificado durante o pré-lançamento do livro, realizado no último dia 17.

 Cerca de 100 alunos da International School of Curitiba puderam conhecer um pouco da história do papagaio-de-cara-roxa. Tenho certeza que essa obra, com sua linguagem simples e acessível, vai informar e sensibilizar crianças e adultos para a conservação do papagaio e seu habitat, a Floresta Atlântica, além de representar uma grande oportunidade de compreender algumas ações do projeto voltadas a proteção da espécie”, relata.

 Na ocasião, o diretor executivo da SPVS, Clóvis Borges, ressaltou que a iniciativa deve colaborar com o processo de conservação da espécie. “Estou muito orgulhoso em realizar o pré-lançamento do livro na escola. Estou certo de que sem o comprometimento e a integração de pessoas em um objetivo comum não alcançaríamos os resultados que temos hoje. Agradeço ao colégio pela parceria de tantos anos”, disse.

 

Papagaio-de-cara-roxa  – O Papagaio-de-cara-roxa (Amazona Brasiliensis) é uma espécie atualmente encontrada na faixa que vai do litoral sul de São Paulo ao litoral norte de Santa Catarina, passando pelo Paraná. A ilha do Pinheiro, no Parque Nacional do Superagui, no Paraná, oferece um dos mais belos espetáculos naturais do Estado: a revoada dos papagaios-de-cara-roxa. Diariamente, centenas deles voltam à ilha após passar o dia no continente – onde buscam alimento.

 O Projeto de Conservação do Papagaio-de-cara-roxa é desenvolvido desde 1998 pela Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS). O projeto realiza pesquisa e monitoramento das populações de papagaios, e é responsável pela construção e instalação de ninhos artificiais, com o propósito de facilitar a reprodução da espécie.

Também são realizadas atividades de Educação Ambiental junto aos moradores da região e de incentivo ao Ecoturismo, além do combate ao tráfico e à caça ilegal de animais. São ações interligadas que têm a finalidade de proteger o papagaio-de-cara-roxa e seu hábitat.

Entre os dias 1º e 3 de Junho, a equipe do projeto fará o censo anual dos papagaios em Guaraqueçaba, Paranaguá e Guaratuba. As contagens são realizadas a dez anos e os resultados indicam um aumento da população. Em 2010, a contagem registrou 6.412 indivíduos.

 O livro será vendido a R$ 20,00 e a renda obtida com as vendas será destinada ao Projeto de Conservação do Papagaio-de-cara-roxa, da SPVS.

  

Serviço: Lançamento livro Vida Livre – a história do papagaio-de-cara-roxa

Data e hora: 04 de Junho de 2012, às 19h30.

Local: Fnac no ParkShoppingBarigüi.