LAPA RECEBERÁ TÍTULO DE CAPITAL BRASILEIRA DA CULTURA

A Cidade da Lapa recebe o título de Capital Brasileira da Cultura 2011

A solenidade de diplomação da cidade da Lapa (PR) como Capital Brasileira da Cultura 2011 acontecerá no próximo dia 9 de Fevereiro, quarta-feira, às 19h, no Cine Teatro Imperial – Lapa (Paraná).

O evento que marcará o início da programação oficial do município como Capital Brasileira da Cultura durante todo este ano de 2011 deverá contar com a presença de representantes da cidade de Ribeirão Preto (SP), atual detentora deste título, para a entrega solene e a diplomação da cidade paranaense.

Também estarão presentes neste evento representantes da CBC (Capital Brasileira da Cultura), órgão gestor deste título no Brasil e do Bureau Internacional de Capitais Culturais, além de outros convidados. Nesta solenidade, além da diplomação da cidade será apresentado oficialmente a logomarca oficial do município neste ano de 2011 e o hino da Capital brasileira da Cultura.

Um Comitê Gestor composto por representantes do poder público local e da sociedade civil organizada, além da participação dos apoiadores, deveá nos próximos dias apresentar a programação oficial de eventos e definir os próximos passos deste projeto.

O anuncio oficial da escolha da Lapa como Capital Brasileira da Cultura 2011 foi feito na manhã do dia 20 de novembro do ano passado pelo Bureau Internacional de Capitais Culturais em Barcelona (Espanha) e pela ONG CBC – Capital Brasileira da Cultura (www.capitalbrasileiradacultura.org)

Com a diplomação da Lapa no Paraná está é a sexta cidade brasileira a conquistar o posto de Capital Brasileira da Cultura, título que já foi concedido em 2006 para a cidade de Olinda (PE), em 2007 para São João Del Rey (MG), em 2008 para Caxias do Sul (RS), em 2009 para São Luis (MA) e que teve Ribeirão Preto no interior de São Paulo como Capital Brasileira da Cultura de 2010.

Aqui no Brasil a gestão desta certificação é mantida e supervisionada pela CBC – Capital Brasileira da Cultura, entidade sediada em São Paulo, contando com o apoio dos Ministérios da Cultura e do Turismo e com a participação e parceria de entidades como o Discovery Networks Latin América / US Hispanic, SESC TV e da Quixote Art & Eventos de Curitiba.

A cidade da Lapa
A escolha da cidade da Lapa se deu em reconhecimento ao seu rico patrimônio histórico e cultural, um dos mais importantes e conservados da região sul do Brasil.

Com aproximadamente 42 mil habitantes, o município está situado a pouco mais de 60 km de Curitiba, e a cidade possui em seu Centro Histórico com 235 edifícios tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), onde se destacam o conjunto arquitetônico da antiga Rua do Cotovelo, o Theatro São João, um dos mais antigos teatros do Brasil, o Museu de Armas, a Casa Lacerda, a Casa Vermelha e o Museu Histórico, entre outros pontos de atração e interesse. Além do teatro e de um conjunto de Museus, a Lapa possui também um Cinema sendo uma das poucas cidades do interior do Paraná a ter este tipo de equipamento cultural, mantendo uma vocação para o setor audiovisual, pois regularmente muitos filmes e produções de época são rodadas e encenadas na cidade da Lapa, que é o cenário perfeito para estas reconstituições históricas.

Por isso, eventos como o Festival de Cinema, que reúne milhares de pessoas nas ruas da cidade em exibições feitas ao ar livre e exibidos gratuitamente para toda a população, também contribuíram para que a Lapa conquistasse este merecido título.

No patrimônio cultural imaterial destacam-se as Congadas, a Noite Lapeana e as diversas festas religiosas e populares, além da gastronomia influenciada pelo movimento tropeirista e a famosa receita da farofa de frango.

Por ocasião da comemoração do centenário da proclamação da República em 1989, a cidade da Lapa já recebeu o título de “Capital Cívica do Brasil” em razão de ter sido cenário de importante episódio histórico durante a Revolução Federalista, em 1894.

Uma legião de 639 homens formada por forças regulares e de patriotas lapeanos, chefiada pelo Coronel Antônio Ernesto Gomes Carneiro, enfrentou bravamente e caiu diante das forças revolucionárias riograndenses formadas por cerca de 3.000 combatentes e comandadas por Gumercindo Saraiva, no famoso episódio conhecido como “Cerco da Lapa”, que durou 26 dias. A resistência desta pequena cidade e de seus heróis proporcionou ao governo de Floriano Peixoto, o tempo suficiente para reagrupar as forças necessárias para deter o exército federalista, mantendo assim a república no Brasil num momento crucial e decisivo para determinar os rumos da história.