KATIA VELO REALIZA NOVA EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL na FMO

KATIA VELO REALIZA NOVA EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL

Acontece nesta terça-feira, dia 15 de julho, das 18h às 20h30 na Fundação Mokiti Okada (ao lado do Museu Oscar Niemeyer) a nova exposição “Minhas Cores” da artista plástica, colunista cultural, curadora e professora de arte Katia Velo.

De acordo com Katia, vários artistas a influenciam, alguns deles Matisse (pelo uso das cores), Aldemir Martins (pelo uso das cores puras e primárias), Beatriz Milhazes (pela feminilidade), Frida Kahlo (pelo envolvimento pessoal).

“As cores são para Katia Velo uma forma de expressão e, acima de tudo, de diálogo com o mundo, por meio de seu trabalho, ela permite que se pense a cor não apenas como uma manifestação perceptível ao olhar, mas como uma interpretação da realidade”. Destaca Oscar D’Ambrosio, doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Mackenzie e mestre em Artes pelo Instituto de Artes da Unesp.

Realização:
Katia Velo
Fundação Mokiti Okada

Apoio:
Brava Alarmes Monitorados
Dona Ragnel Pães Artesanais
Escola Evolutiva
Evinha Britto Foto & Vídeo
Guia SJP
Jornal Folha da Mulher
Savannah Ações em Comunicação
Trevisan Comunicação Visual
Vinhos Zanchetta
Wizard SJP

Serviço:
Artista plástica: KATIA VELO
Título: MINHAS CORES
Local: GALERIA DE ARTE FUNDAÇÃO MOKITI OKADA
Vernissage: Dia 15 de Julho, das 18h às 20h30.
Período de exposição: De 16 de julho a 11 de agosto de 2014.
Endereço: RUA MANOEL EUFRÁSIO, 1400 – CENTRO CÍVICO – CURITIBA -PR
Informações: Tel.: (41) 3026-3347
Horário de visitação: Segunda à sexta das 9h às 20h/ Sábados das 9h às 18h
ENTRADA: FRANCA
CLASSIFICAÇÃO: LIVRE

Mais informações sobre Katia Velo.
Paulistana, residente em São José dos Pinhais há mais de 10 anos. Bacharelada e Licenciada em Letras pela Universidade Anhembi Morumbi- São Paulo/ SP. Possui cursos de especialização na área de educação pela USP – Universidade de São Paulo. Especialista em História da Arte Moderna e Contemporânea pela EMBAP/PR. Frequentemente participa de workshops, palestras e viagens culturais, nacionais e internacionais. Realiza palestras com temas que englobam museologia, história da arte e técnicas de pintura. É Agente cultural do Paraná. Professora de arte, colunista cultural, curadora, artista plástica e fotógrafa. Tem atuado de forma significativa nas áreas relacionadas à arte, educação, cultura e entretenimento. Atuou como chefe de divisão de Artes Plásticas, Música e Literatura e Assessora e Curadora na Secretaria Municipal de Cultura de São José dos Pinhais. Fez parte do CACEV – Centro de Arte Contemporânea Edilson Viriato. É Diretora de Comunicação na APAP/PR e Professora de Arte da Escola Evolutiva. Possui em seu currículo mais de 15 exposições individuais e mais de 100 coletivas (nacionais e internacionais); participações e premiações em vários Salões de Arte (nacionais e internacionais). Por sua atuação tem recebido homenagens através de certificados, medalhas, menções honrosas e trofeus de órgãos públicos e privados.

Depoimento sobre a exposição “Minhas Cores” de Oscar D’Ambrosio é doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Mackenzie e mestre em Artes pelo Instituto de Artes da Unesp.
Intensidade da cor
A intensidade da cor é o universo no qual se desenvolve boa parte do trabalho de Katia Velo. Lidar com as tonalidades é um grande desafio, pois se trata de um conjunto tão amplo que sempre há o risco do artista se perder, sem saber em qual direção pode desenvolver a sua pesquisa visual.
Katia Velo opta por percorrer a jornada das manchas e dos diálogos cromáticos. Existe um caminho diferenciado por um movimento interno, intuitivo, mas que também se caracteriza por uma sucessão de escolhas, em que cada uma delas alerta para um questionamento do próprio significado da criação.
Ao se contemplar o resultado da pesquisa, é possível dizer que as cores são para a artista uma forma de expressão e, acima de tudo, de diálogo com o mundo, por meio de seu trabalho, ela permite que se pense a cor não apenas como uma manifestação perceptível ao olhar, mas como uma interpretação da realidade.
Desse ponto de vista, ou seja, de um amadurecido processo de reflexão sobre aquilo que vem fazendo ao longo de sua trajetória, Katia Velo traz, em suas veredas coloridas, um fértil lirismo particular, marcado pela coragem do arriscar e pela liberdade de dizer aquilo que deseja por meio das conversas entre o que pretende e o que realiza.

K A T I A V E L O diretora de comunicação APAP/PR, artista plástica, colunista e professora de arte www.katiavelo.com.br 55 41 8408-6452