Itaú Cultural abre inscrições para workshops e leitura de portfólios
eventos integrama programação do
1º Fórum Latino-Americano de Fotografia de São Paulo
Paralelos e Meridianos da Latinidade
de 2 a 6 de outubro
Até 16 de setembro, estão abertas as inscrições para os workshops e para a leitura de portfólios integrados à programação do Fórum Latino-Americano de Fotografia de São Paulo – Paralelos e Meridianos da Latinidade. Organizado pelo núcleo de Artes Visuais do Itaú Cultural e pelo fotógrafo e curador Iatã Cannabrava.
WORKSHOPS
12 vagas para cada workshop
Estes one-days workshops possibilitam uma interação mais intensa com profissionais que são referência em suas áreas. Pela manhã, o coordenador apresentará seus trabalhos, visões sobre a fotografia e eventualmente trabalhos de outros autores para, em seguida, os participantes mostrarem seus trabalhos. Com base nessa troca, vai-se promover o diálogo. Os workshops se destinam a fotógrafos amadores avançados e a profissionais interessados em desenvolver e ampliar sua visão de mundo. Inscreva-se.
Olhar Oblíquo, Reflexões sobre uma Irreverente e Inovadora Fotografia Documental
coordenador Martin Parr (Londres, Inglaterra)
Neste encontro, Martin Parr promoverá uma discussão sobre a fotografia documental com base em sua inovadora forma de ver o mundo contemporâneo.
Fotodocumentarismo Social – Um Instrumento de Transformação
coordenadora Maya Goded (Cidade do México, México)
A dura e delicada fotografia-documento de Maya Goded leva este workshop a uma reflexão sobre a nova fotografia documental latino-
americana.
Os Projetos como Espelho (Reconhecimentos Autobiográficos)
coordenador Roberto Huarcaya (Lima, Peru).
O autor apresentará e analisará alguns projetos pessoais e convidará os participantes a fazer o mesmo para, a partir daí, gerar uma discussão não só a respeito dos projetos fotográficos em si, dos processos e da metodologia, mas também de suas motivações e possíveis origens “inconscientes”.
Brincando com a Luz: O Fazer Fotográfico
coordenador Miguel Chikaoka (Belém, Brasil)
Nesta oficina, o fotógrafo educador Miguel Chikaoka orienta a construção de conhecimentos sobre o “fazer fotográfico”, por meio de atividades pautadas nas relações entre a natureza física da luz e seu universo simbólico.
Fotografia e Autoconhecimento
coordenador Pedro Karp Vasquez (Rio de Janeiro, Brasil)
Neste workshop, Pedro Vasquez, partindo do princípio de que somente aquele que dominar a si mesmo será capaz de encontrar sentido e rumo na vida, propõe uma discussão sobre imagem e autoconhecimento.
Fotografia Contemporânea: Desconstruindo Certezas
coordenador Eduardo Gil (Buenos Aires, Argentina)
Ancoragens e deslizamentos da fotografia dentro do panorama da arte contemporânea, com base nas transformações ocorridas em sua percepção, usos e circulação da segunda metade do século XX até hoje.
LEITURA DE PORTFÓLIOS
sexta 5 sábado 6 9h30 às 12h30 e 14h30 às 17h salas multiuso – 2º andar
Organizadores de eventos, editores, curadores e outros agitadores da fotografia, do Brasil e do exterior, atenderão a um universo de 35 participantes, que serão previamente escolhidos por um programa de seleção. Os dez melhores portfólios eleitos pelos revisores convidados serão expostos virtualmente no site Itaú Cultural.
navegue pelo Hotsite e confira
A programação conta ainda com a realização de quatro mesas para discutir fotografia; um seminário de políticas públicas; relatos de experiências da peruana Milagros de la Torre e do mexicano Pedro Meyer; e uma série de entrevistas com os fotógrafos Marcos López, de Buenos Aires, Susan Meiselas, de Nova York, Matin Parr, de Londres e Miguel Rio Branco, do Rio de Janeiro. Todo o fórum será acompanhado da mostra Sutil Violento, com trabalhos de fotógrafos do Peru, Guatemala, Panamá, Venezuela, Argentina, Chile, Paraguai, México, Cuba e Brasil.
Apenas os Workshops e a Leitura de portfólio precisam de inscrição!
para as demais atividades: mesas, entrevistas e relatos basta chegar com 30 minutos de antecedência
A programaçã completa e mais informações: Acesse o Hotsite
Mais informações: ligue para 11 2168 1700
ou envie um e-mail para
Forum