ISIDRO BLASCO ABRE EXPOSIÇÃO NA SIM Galeria

 Artista espanhol Isidro Blasco abre exposição individual na SIM Galeria dia 29 de Abril

As 25 obras inéditas desconstroem panoramas fotográficos de grandes cidades como Nova York, Sidney, São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba

 A SIM Galeria apresenta a exposição individual do espanhol radicado em Nova York Isidro Blasco, primeira realizada no Brasil. Influenciado por sua formação em artes e arquitetura, Blasco transforma fotografias de cenas urbanas em obras tridimensionais que desafiam a categorização. A abertura acontece dia 29 de Abril, às 19h, e terá a presença do artista.

Representado no Brasil exclusivamente pela SIM Galeria, os trabalhos de Blasco já integraram mostras coletivas nos Estados Unidos, Europa, China, Austrália e Chile. Entre as exposições individuais, teve obras apresentadas no Queens Museum of Art e Museum of Modern Art, em Nova York; Reina Sofia, em Madrid; Museo de Arte y Diseño Contemporáneo, na Costa Rica; além de ter participado da Bienal de Fotografia de Helsinki, em 2012, na Finlândia; e da 1ª Bienal Internacional de Fotografia do Masp – Museu de Arte de São Paulo, em 2013.

De acordo com Tatiana Flores, autora do texto crítico da mostra, especialista em arte contemporânea e professora da Rutgers, a Universidade Estadual de Nova Jersey, a prática artística de Isidro Blasco desafia qualquer categorização dentro dos parâmetros convencionais: “Em diferentes momentos, pode ser considerada como arquitetura, fotografia, ou escultura, e pode ser todas essas coisas ao mesmo tempo não sendo nenhuma delas”.

Por meio de distorções, as colagens feitas pelo artista oferecem ao espectador uma reformulação do olhar ao propor vários pontos de vista a respeito de construção e desconstrução. “Qualquer outro ângulo da obra revela que a construção é uma ilusão. Isto é especialmente verdadeiro quando a imagem composta é vista de lado, o que expõe a marca registrada de Blasco: andaimes de madeira segurando a miragem fotográfica. Esta estrutura às margens desafia o espectador a questionar a distinção entre realidade e aparência”, define Tatiana.

Dentre os 25 trabalhos apresentados, cenas da capital curitibana prometem chamar a atenção dos colecionadores locais. “O artista passou duas semanas fotografando skylines em Curitiba e o resultado é surpreendente. Sua produção em solo nacional promete não parar por aí”, revela Guilherme Simões de Assis, diretor da SIM Galeria.

 

Serviço:  Individual de Isidro Blasco

Local: SIM Galeria — Alameda Presidente Taunay, 130 A, Batel – Curitiba (PR)

Abertura: 29 de Abril – 19h

Período: De 30 de Abril a 31 de Maio. De terça a sexta das 10h às 19h. Aos sábados, das 10h às 18h.

Sobre a SIM Galeria: Voltada para as manifestações contemporâneas de arte, a SIM Galeria, de Curitiba, é dirigida por Guilherme e Laura Simões de Assis. Prestes a completar três anos, a galeria curitibana apresenta grande notoriedade no mercado, com 15 artistas nacionais e internacionais representados e presença em alguns dos principais eventos de arte do mundo, como a ARCO Madrid e a Sp-Arte. www.simgaleria.com