Com o objetivo de aproximar as Instituições de Ensino de Arte em Curitiba, professores, alunos e o Museu, o MAC-PR, Museu de Arte Contemporânea do Paraná, organiza a segunda edição do Possíveis Conexões, exposição que conta com a participação dos alunos da Escola de Música e Belas Artes (EMBAP), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Tuiuti (UTP) e Faculdade de Artes do Paraná (FAP). Cada instituição teve seu próprio processo de seleção de trabalhos para a exposição, tendo seus próprios critérios de escolha e de quantidade de propostas selecionadas.
A EMBAP participará da coletiva com nove propostas de alunos da graduação e pós-graduação e tem como representantes na curadoria da exposição os professores Deborah Bruel e Fabrício Vaz Nunes. Os trabalhos que serão expostos foram selecionados a partir de um edital realizado pela EMBAP, e a seleção priorizou aqueles que “demonstram maior maturidade poética, fruto de uma pesquisa plástica consistente defende Deborah Bruel. A curadora comenta que com relação às linguagens, pode-se dizer que há de alguma maneira uma certa abrangência: com trabalhos em vídeo, pintura, fotografia, objetos e instalações. O que daria para dizer é que embora os cursos da Belas ainda dividam as linguagens em categorias, percebe-se nestes trabalhos uma certa hibridação tão característica na arte contemporânea.
No curso de Artes Visuais da UFPR o processo de seleção também se deu por meio de edital aberto a todos os alunos, que constava de um memorial do projeto e imagens ou projeto de obra a ser realizada. A comissão de seleção foi formada pelo professor Paulo Reis, que representará a instituição como curador na exposição, e as professoras Consuelo Schlichta e Debora Santiago. Foram selecionados um conjunto de pesquisas com diversas discussões artísticas – performance, pintura expandida, desenho, fotografia e intervenção no espaço. Após a seleção, nos comprometemos a conversar com todos os alunos que não foram selecionados para que eles soubessem as razões de sua não-aprovação e o processo todo tivesse uma efetividade maior como ensino e não apenas um certame tradicional de arte, comenta Paulo.
A FAP também abriu edital convidando alunos e egressos do curso de Licenciatura em Artes Visuais a inscreverem projetos. Os professores André Rigatti, Artur Freitas, Flávio Marinho e Mauren Teuber realizaram a seleção. Entre mais de 40 inscrições, foram selecionados 27 projetos com trabalhos em pintura, gravura, instalação, intervenção, vídeo, objeto e fotografia. A seleção e escolha dos projetos priorizou pelo desenvolvimento e comprometimento das pesquisas, demonstrando maior atenção à questões contemporâneas de um processo poético. A curadoria foi realizada por André Rigatti e Flávio Marinho.
O processo de seleção da UTP foi realizado através de edital mediante apresentação de portfólio com memorial descritivo e fotos e também por convite. Depois de selecionadas as obras do edital, foram dirigidos convites específicos, de acordo com a indicação dos professores, aos alunos que já se destacam no meio profissional ou que tenham apresentado uma produção significativa no transcorrer das disciplinas práticas. Procuramos manter as idéias sugeridas por Alfi Vivern, diretor do MAC, de promover o diálogo entre as instituições de ensino superior de Artes Visuais e também de proporcionar a transformação da hierarquia estabelecida entre alunos e professores, abrindo possibilidades de arejamento entre profissionais com maior ou menor experiência, comenta a professora Cristina Mendes representante da UTP na curadoria da exposição.
A mostra coletiva traz a oportunidade aos alunos de exporem num espaço importante das artes plásticas em Curitiba, de terem contato com sua estrutura de funcionamento e com o processo de montagem de exposições. Além de aproximar as quatro instituições que possuem cursos de artes visuais na cidade, possibilitando a troca de experiências entre os professores e os alunos selecionados para participar do projeto durante o processo curatorial.
Os selecionados pelas instituições são Adriana Maria Grando, Adriana Vecchi, Alberto Portugal, Alfredo Goya, André Costafigui, André Luiz Pimentel, Angelo Luz, Atlan Coelho, Basileu Gomes, Bruno Oliveira, Camila B. Noering, Camila Fernandes, Camilla Carpenezzi, Coletivo Aos populares, Coletivo Peixes Delirantes, Cristina Mendes, Daniela Schuster, Deivid Heal, Denise Wendt, Edisa Costa e Silva, Edson Rodrigues Macalini, Eliana Athanasio Jaluska, Eliane Cristina de Castro, Elisa Gunzi, Fernando Souza, Francinete Men, Francis Rodrigues, Francisco Cardoso, Guilherme Jaccon, Harri Albuquerque Queluz, Haydée Guibor, Hugo Mendes, Iriana Vezzani, Iuri Kato, Jack Holmer, Janaína Camargo do Rosário, João Nascimento, Jonas Dias Jacinto Vieira, Júlia Machado Trindade, Juliana Rodrigues, Juliano Grus, Júlio César Bermudez, Karine de Castro Serafim, Kátia Villagra, Lanna Gonçalves, Larissa Guedes Busnardo, Livia Rangel, Luana Assis Navarro, Lucas Jara Soares, Luis Henrique Larocca Santos, Marcelo Renato dos Santos, Maria Tereza R. de S. Corrêa, Mariáh Voltaire, Marlon dos Anjos, Michelle Villaça, Michelli Reblin Bach, Milla Jung, Pamela de Almeida, Patricia Freire DAquino, Patricia Fumiko Tristão, Rafael Budni Gomes, Renata de Albuquerque Marques, Renato Torres, Roni Bevilac, Rosangela Crespan, Rudinei Nicola, Samuel Dickow, Sérgio Roberto Vieira Martins, Silvia da Silva, Solange do Rocio Souza, Susan Brodhage SantAnna, Tarcisio Costa, Thamiris Langue Mysczak, Thiago Syen, Vanesa Hemanveli de Lara, Vanessa Alves, Vanessa dos Santos Rodrigues Navarro.