HOMENAGEM A CASSIO MELLO NO SOLAR DO ROSÁRIO

Exposição na Galeria de Arte Solar do Rosário – Homenagem a Cassio Mello

O grande artista plástico Cassio Mello faleceu no dia 15 de Agosto desse ano de 2011, na cidade do Porto, Portugal, local onde trabalhava e vivia nos últimos anos com sua família. Mesmo doente e combalido pintava ao morrer um díptico com os ícones da cidade do Porto para uma exposição em novembro na Galeria Vieira Portuense. Passou a trabalhar com novas tintas, a base de água eliminando o uso de querosene. Como ele mesmo nos disse, “gato escaldado e ex fumante de produtos químicos tem medo …”

Não terminou o trabalho. Seu velório foi na Igreja das Antas, na Capela de Santo Antoninho das Antas, na cidade do Porto, seu ultimo porto seguro. Foi cremado no Cemitério Prado Repouso. Deixa sua mulher, também artista plástica Constância Nery .

Cassio Mello nasceu em São Paulo, em1930 mas, por opção, antes de mudar-se para Portugal, residiu e trabalhou em Curitiba. Desenhista talentoso, encontrava solução fácil para qualquer tema, porem, seu enfoque e paixão sempre foram os cavalos. Especialista em arte eqüestre, foi legítimo sucessor de Artur Nísio no Paraná e Oscar Pereira daSilva em São Paulo. Suas inúmeras obras estão nos acervos ilustres do Jockey Club do Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba. Diversos Haras, Instituições,Universidades e colecionadores particulares possuem obras deste artista. Seu currículo é imenso e muitos são os premio recebidos durante sua longa carreira destacando-se a Medalha de Ouro no Centro George Pompidou na França em 1984.

Em parceria com a Galeria de Arte Solar do Rosário, desde 1997 até 2007, desenvolveu um trabalho sobre os logradouros históricos de Curitiba, da cidade no passado, sempre com cavalos, carroças e carros de época em frente a prédios antigos e icônicos da cidade. Todo estetrabalho encontra-se registrado em livros e publicações do Solar do Rosário. Cassio Mello possui mais de dez obras inseridas no livro “O turf no Rio de Janeiro”, aparece em 13 verbetes no livro “150 anos do Jockey Club de São Paulo”. Seus cavalos foram capas de revistas “Puro Sangue Inglês”, Turf e Fomento”, “Quarter Horse”, “Apploosa” e “Arabe” entre outras. Curiosidade: retratou “Mossoró” o cavalo vencedor do Grande Premio Brasil de 1933.

Cassio Mello é o homenageado com uma Sala do Artista na Galeria de Arte Solar do Rosário a partir do próximo domingo dia 28 de Aagosto.

Serviço: Homenagem a Cassio Mello
Inauguração: 28 de Agosto de 2011 às 11 horas da manhã
A exposição permanecerá até o dia 18 de Setembro de 2011
Galeria de Arte do Solar do Rosário
Rua Duque de Caxias, 04, Largo d Ordem, Curitiba – PR
Tel: (41) 3225-6232
www.solardorosario.com.br