Lígia de Oliveira Barros
Associada Nº870
Acima de tudo, Lígia Barros, natural do Amazonas, artista popular que se tornou acadêmica com profícua produção artística em desenho, gravura, pintura e escultura.
Sobre exposições: Expôs na Finlândia, França e Japão, além disso com obras no do Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana no Rio de Janeiro, na Agência de Fomento do Estado do Amazonas (AFEAM) e na Pinacoteca do Estado do Amazonas.
Membra da Associação de Artistas Plásticos do Amazonas (AMAP), da Academia de Artes, Ciências e Letras do Amazonas (ACL) e acima de tudo da Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná (APAP).
Currículo acadêmico: Graduada no Curso Superior de Pintura (UNESPAR-2014), possui o curso de Extensão Prática e Teoria da Cor (UNESPAR-2015), pós-graduada em Poéticas Visuais (UNESPAR-2016), em História da Arte (Claretiano-2017), em Museografia e Patrimônio Cultural (Claretiano-2018), em Direção de Arte, Design e Estratégias Criativas (Unicuritiba-2019), Mestre em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (2021) e além disso atualmente Doutoranda em Educação pela Tuiuti.
Lígia Barros representou a Região Norte (2010-2012) no Colegiado Setorial de Artes Visuais do Ministério da Cultura. Ainda mais participou na Pré-bienal de Arte do Amazonas em 2012 e Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba (2019).