Debora Santiago na Galeria Ybakatu
A exposição individual da artista plástica Debora Santiago na Galeria Ybakatu foi prorrogada até o dia 15 de junho. Debora expõe uma série recente de desenhos em aquarela, além do vídeo ‘Baião’ (2008) e do objeto ‘Caderno Confete’ (2007-2008).
A artista também acaba de lançar um catálogo de sua obra, com texto da crítica de arte Daniela Vicentini, abordando sua carreira desde meados dos anos 90, quando realizou suas primeiras exposições. A publicação foi possível graças à Lei Municipal de Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba, com o incentivo da América Latina Logística.
“Logo que me debrucei sobre os trabalhos de Debora Santiago uma imagem contundente me ocorreu. A de que seria possível aproximar muitos deles, assim como a atmosfera que o conjunto de sua poética inspira, com qualidades da água. Águas de ribeirinho, de córrego, de riacho, de cachoeira, de chuva fina. Um murmúrio de rio”, escreve Daniela Vicentini na abertura de sua análise da obra de Debora Santiago.
O que é descrito pela crítica pode ser claramente visto na exposição. Com exceção do vídeo ‘Baião’, todos os trabalhos são em aquarela – técnica que naturalmente remete à água –, e muitas vezes têm a própria água como tema, como no desenho ‘Rain’ (2013). As obras também trazem em comum a ideia de transparência e sobreposição, tanto de cores como de imagens e sons.
Sobre a artista
Entre as principais exposições realizadas por Debora Santiago estão mostras individuais na Galeria T20 (2008, Murcia – Espanha ); Galeria Ybakatu Espaço de Arte (1997, 2001, 2005, Curitiba) e SESC Esquina (2003, Curitiba), e as exposições coletivas ‘Cine Lage’, mostra de vídeos, curadoria de Regina Melim, Parque Lage (2010, Rio de Janeiro); ‘O Estado da Arte’ – com curadoria de Artur Freitas e Maria José Justino, no Museu Oscar Niemeyer, (2010, Curitiba); ‘Programa Rumos Visuais 2005-2006’ / Itaú Cultural, com curadoria de Aracy Amaral, Cristiana Tejo, Luisa Duarte e Marisa Mokarzel (2006, Itaú Cultural, São Paulo, Paço Imperial-RJ e Casa das 11 Janelas, Belém); ‘Arte Brasileno de Hoy’ (2002, exposição itinerante nas cidades de Pamplona, Salamanca e Santander, na Espanha); ‘Arte Joven de Brasil’, Galeria Rafael Ortiz (2001, Sevilha, Espanha), além de exposições no Brasil e Alemanha com o grupo de artistas do Projeto Linha Imaginária (2003, Art Frankfurt – Project Curator’s Choice ; 2001, Museu de Arte de Santa Catarina; 2000, Museu de Arte de Belém).
Serviço: Exposição Individual de Debora Santiago
Visitação de segunda a sexta, das 10h às 17h, até 15 de Junho.
Ybakatu Espaço de Arte – Rua Francisco Rocha, 62 lj 6, Curitiba.Telefone: (41) 3264-4752.