EVENTO DE FOTOGRAFIA PROPÕE REFLEXÃO E TROCAS ENTRE PORTUGAL E BRASIL
Ciclo da Fotografia Portuguesa no Brasil traz a Curitiba o olhar dos portugueses sobre a fotografia na arte contemporânea produzida no país lusitano. Além de exposições, conversas com os artistas e trocas culturais, o evento traz palestras com a teórica portuguesa de fotografia Margarida Medeiros, a serem realizadas na Universidade Positivo (UP)
Os meses de fevereiro a junho deste ano serão de celebração em Curitiba pelo Ano de Portugal no Brasil. Como parte das atividades comemorativas, o Ciclo da Fotografia Portuguesa no Brasil (ciclodafotografia.com) será formado por uma Mostra Oficial e uma Mostra Paralela e trará à cidade paranaense, além de oito artistas do país lusitano, a teórica portuguesa de fotografia Margarida Medeiros, doutora em Ciências da Comunicação, cujas palestras acontecem na Universidade Positivo (UP). Desde 1989, Medeiros escreve artigos para jornais e revistas sobre o assunto, além de ter publicado diversos livros, como “Fotografia e Narcisismo – O Autorretrato Contemporâneo” , “Fotografia e Verdade – Uma história de Fantasmas” e “A Última Imagem (Fotografia de uma Ficção)”. Esse será o único evento de artes visuais pertencente às comemorações.
Fotógrafos portugueses de diferentes gerações e em estágios diversos da carreira são contemplados pela curadoria da Mostra Oficial do Ciclo. Entre eles, estão Rodrigo Bettencourt da Câmara, Francisca Veiga, Mariana Marote, Rodrigo Amado, Mami Pereira, João Serra, Teresa Palma, Helena Peralta e Claudia Rita Oliveira. O resultado é um retrato do panorama e das direções da fotografia na arte contemporânea produzida em Portugal.
Para a coordenadora do curso de Jornalismo da UP, Zaclis Veiga, que será mediadora das duas conferências de Margarida Medeiros na UP durante o Ciclo, a programação do evento traz possibilidades aos brasileiros de se reconhecerem na produção e no pensamento dos portugueses e de eles se reconhecerem no que é feito aqui no Brasil. “A foto é uma forma de expressão. É enriquecedor ver como os outros usam essa linguagem para mostrar o que veem”, avalia.
Zaclis acredita que quanto mais contato se tem com a arte, mais é possível entender de que forma as outras pessoas enxergam o mundo. “Ver e poder conversar sobre esse assunto amplia a alma”, diz. A abertura de espaços para expor as artes visuais, uma das propostas do Ciclo, para ela, contribui para que esse contato seja cada vez maior e a compreensão do outro e de si mesmo cresça. “A arte está em todos os lugares, a todo tempo. É importante treinar os olhos e saber como absorver e aproveitar isso, conseguir diferenciar o que é e não é arte”, afirma.
Fotografia, espíritos e pintura – conferências com Margarida Medeiros
Fazem parte da Mostra Oficial do Ciclo duas conferências com Margarida Medeiros, a serem realizadas na UP nos dias 4 e 7 de fevereiro: “Espíritos contemporâneos: quando a arte e os outros mundos se entrecruzam” e “ Representar o observável: contaminações entre a fotografia e a pintura”. A primeira trata da influência da fotografia espírita, representada, por exemplo, pela “fotografia de pensamento” ou de “fluídos”, que ganharam força no final do século 19, na produção artística. Durante essa palestra, Margarida fala sobre artistas como Susan Hiller, Vivan Sundaram, João Maria Gusmão, Pedro Paiva, Gregory Crewdson, Christian Boltanski, Clare Strand e Jonathan Allen, que usam essas temáticas para pensar questões da cultura contemporânea.
Já em “Representar o observável: contaminações entre a fotografia e a pintura”, ela discorre sobre a influência que as duas linguagens exercem entre si: os códigos que uma absorve da outra, provando que não apenas a fotografia busca inspiração em termos de gêneros, texturas, temas e formas, mas também a pintura busca diferentes interpretações.
Confira a programação do Ciclo da Fotografia Portuguesa no Brasil:
Mostra Oficial
Conferência com Margarida Medeiros
Espíritos contemporâneos: quando a arte e os outros mundos se entrecruzam
Data: 4 de Fevereiro de 2013 -Hora: 19h
Local: Universidade Positivo – Auditório 1 do Bloco Vermelho (Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300 – Campo Comprido – Curitiba/PR)
Conversa com artistas
Fotografia enquanto narrativa: a estreita relação entre cinema e fotografia
Claudia Rita Oliveira, Francisca Veiga e Nego Miranda
Data: 4 de Fevereiro de 2013 -Hora: 21h30
Local: Atelier Bistrô e Bar (Al. Augusto Stellfeld, 1.527 – Bigorrilho – Curitiba/PR)
Conversa com artistas
Devaneios urbanos: a fotografia e seus aspectos sociais
Helena Peralta, Rodrigo Amado, João Serra e Roberto Pitella
Data: 5 de Fevereiro de 2013 -Hora: 21h30
Local: Atelier Bistrô e Bar (Al. Augusto Stellfeld, 1.527 – Bigorrilho – Curitiba/PR)
Exposição Oficial – Ciclo da Fotografia Portuguesa no Brasil
Fotógrafos: Rodrigo Amado, Claudia Rita Oliveira, Helena Peralta, Francisca Veiga, João Serra, Mariana Marote, Teresa Palma e Rodrigo Bettencourt da Câmara
Abertura: 6 de Fevereiro de 2013 – Hora: 19h
Local: Museu Municipal de Arte de Curitiba – MuMA (Av. República Argentina 3.430 – Portão, Curitiba/PR)
A exposição fica aberta ao público até 28 de Fevereiro no MuMA, de terça a domingo, das 10h às 20h. A entrada é gratuita
Conferência com Margarida Medeiros
Representar o observável: contaminações entre a fotografia e a pintura
Data: 7 de Fevereiro de 2013 – Hora: 19h
Local: Universidade Positivo – Auditório 1 do Bloco Vermelho (Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300 – Campo Comprido – Curitiba/PR)
Conversa com artistas
Fotografia e Arte Contemporânea: entre a forma e a mensagem
Mariana Marote, Rodrigo Bettencourt da Câmara e Milla Jung
Data: 7 de Fevereiro de 2013 – Hora: 21h30
Local: Atelier Bistrô e Bar (Al. Augusto Stellfeld, 1.527 – Bigorrilho – Curitiba/PR)
Mostra Paralela
Exposição “A Arqueologista”
Fotógrafa: Mami Pereira
Data: de 27 de Fevereiro de 2013 a 2 de Abril de 2013
Hora: 18h às 24h, de terça a sábado
Local: Galeria Ponto de Fuga, no Bar Fidel (Rua Jaime Reis, 320 – Alto São Francisco – Curitiba/PR)
Informações: 9199-1040 e [email protected]
Saída fotográfica com Mami Pereira
Data: 28 de Fevereiro de 2013
Inscrição e informações: [email protected]
Exposição “Sem Licença para Falar Português” – Galeria Sem Licença
Data: 3 de Março de 2013
Local: Rua Jaime Reis, 313, no muro do antigo clube operário – Largo da Ordem – Curitiba/PR)
Informações: 9122-2327
Exposição “Olhar Brasileiro em Terras Portuguesas”
Fotógrafos: Flávio Damm, Orlando Azevedo, Nilo Neto e Pedro Vieira
Data: de 18 de Abril de 2013 a 8 de Junho de 2013
Hora: terça a sexta, das 9h às 12h e das 13h às 18h. Sábado e domingo, das 12h às 18h
Local: Museu da Fotografia de Curitiba (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533 – Centro – Curitba/PR)
Workshop de Fotografia Preto e Branca com Flávio Damm
Data: Abril de 2013 (dia e hora a confirmar)
Local: Portfólio (Rua Alberto Folloni, 634 – Ahú – Curitiba/PR)
Informações: 9199-1040