“EU GOSTO DE CURITIBA” na GALERIA UM LUGAR AO SOL

Primavera em Curitiba
Galeria de Arte Um Lugar ao Sol, de Munira Calluf, recebe impressionismo primaveril de Raquel Taraborelli

O inverno ainda nem chegou, mas em Curitiba, o frio da estação dará lugar, a partir do próximo dia 16, a um cenário repleto de flores, campos e jardins: trata-se da obra da paulista Raquel Taraborelli, impressionista do começo ao fim, que chega à cidade trazendo seus quadros repletos de paisagens coloridas, marca reconhecida da pintora. Ela expõe obras inspiradas por seu jardim e suas viagens, na abertura semestral da Galeria de Arte Um Lugar ao Sol, da marchand Munira Calluf, e fica 15 dias na galeria que já a recebeu anteriormente.

Raquel iniciou sua carreira como artista na década de 1970, ainda muito nova, aos 18 anos de idade. Pintar sempre foi seu hobby, mas ela optou pela engenharia como profissão. Foi somente mais tarde, já engenheira, que ela resolveu dar vazão ao talento e assumir os pincéis como atividade principal, sem nunca descartar a importância da primeira escolha em sua vida. “A engenharia me deu clareza de que o conhecimento existe e de que, para evoluir, é preciso estudar, pesquisar, experimentar”, afirma.

A troca de profissão não tardou a dar resultado. Em 1987, a artista recebeu a medalha de outro do Salão de Artes Plásticas de Piedade (SP), das mãos de Pietro Maria Bardi (Masp). Desde então, já participou de mais de 14 mostras individuais, nas quais conquistou mais dois prêmios. Mais tarde, seria considerada a “Monet Brasileira”, título que aceita – ainda que sem descartar outros mestres, como Van Gogh e Cezanne. “Adoro todos os impressionistas, mas Monet me encanta”, diz a artista, que completa: “O impressionismo, como um todo me fascina, pelo jogo de luz, sombra, movimento e a harmonia do jogo das pinceladas achuradas umas sobre as outras”.

“Eu gosto de Curitiba!”
Esta é a segunda vez que Raquel expõe na Galeria de Arte Um Lugar Ao Sol. “A primeira exposição, em 2005, foi um sucesso! Fui muito bem recebida”, afirma. A artista defende a importância de expor na cidade, que, por seu intenso movimento cultural, reflete resultados também em galerias. Mas se engana quem pensa que o trabalho é o único motivo que traz a primaveril impressionista ao frio da capital paranaense: “Eu adoro o sol, o dia, adoro a feira ensolarada de domingo, o rico artesanato e sua alegria, o pastel e o caldo de cana”, diz Raquel, “sempre que viajo, gosto de ver as feiras, assim conheço e tenho um contato com a cidade. Gosto de Curitiba!”.

Serviço: Exposição de Raquel Taraborelli
Galeria de Arte Um Lugar ao Sol
Av. Jaime Reis, 134 – Centro – Curitiba – PR
41.3013.7873 | 41.3015.7163
http://www.umlugaraosol.com.br/

De Curitiba, Alice Varajão.