ESCOLA POLONESA DE CARTAZ NO SOLAR DO ROSÁRIO

O Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba e o Solar do Rosário convidam para a exposição de cartazes de Fryderyk Chopin.

A exposição faz parte das comemorações mundiais dos 200 anos do nascimento do compositor polonês.
Desde: 7 de março/2010Local: Solar do Rosário
Rua Duque de Caxias – Centro Histórico (41) 3225-6232
www.solardorosario.com.br
www.kurytybakg.polemb.net

* Postado por Alice Varajão.

Escola Polonesa de Cartaz
A tradição da “escola polonesa do cartaz” teve como precedentes influências culturais, tais como os exercícios de Tolouse Lautrec e a atividade de diversos pioneiros suíços, radicados em Paris, por volta de 1912 que compartilharam experiências mútuas com os gráficos poloneses. Porém, a “arte do cartaz na Polônia” adquiriu maior intensidade a partir do término da II Guerra Mundial, em pleno regime comunista.
O “realismo socialista”, empregado nos cartazes, tinha como principal objetivo difundir, de forma simples e fácil, as conquistas do sistema político. Nesta perspectiva, liberdade de criação era dada aos artistas na confecção dos cartazes que além de informar, adquiriram luz própria, independente do assunto anunciado.
Os processos de litografia manual, impressão a relevo pelo processo de linóleo, foto-litografias, rotogravura, ofsete, foto-montagem e fotografia colorida contribuíram para que a arte dos cartazes atingisse um elevado nível técnico. Contudo, assinala-se que os cartazes poloneses, em sua maioria, eram confeccionados a partir da técnica de pintura e de ilustração. Neste sentido, os gráficos poloneses prestavam referência até mesmo aos detalhes do desenho das letras, aproximando sua formação aos gráficos japoneses que, freqüentemente, eram pintores tradicionais ou utilizavam-se dos recursos da pintura para suas ilustrações.
Os cartazes poloneses associavam-se à divulgação de filmes, peças teatrais ou exposições de caráter institucional – fato que se justificava pela motivação socialista (e não comercial) dessas peças. Para os poloneses, uma exposição de cartazes assemelhava-se às mostras de obras de arte. Especialmente desenhados, os cartazes eram vistos como instrumentos para a educação visual da população, considerados como veículo de informação, comunicação e criação a serviço da economia, política e vida cultural.

Mesmo enfraquecido com o fim do regime comunista em 1989, o cartaz polonês continuou sendo uma das manifestações mais importantes da arte nacional, graças aos entusiastas e colecionadores do gênero, galerias de arte, exposições internacionais e teatros que continuaram a investir nesta forma artística que, não é somente propaganda do espetáculo, é comentário e complemento artístico da obra.

___________________________________________________
Rua Duque de Caxias, 04 | Tel 41 3225 62 32 www.solardorosario.com.br
CEP 80510 200 | Centro Histórico | Curitiba Paraná Brasil