A desconstrução da imagem na pintura
O Sesc Paço da Liberdade abre a exposição “ENTÃO …” dos artistas Emerson Persona e Francis Rodrigues.
A exposição “ENTÃO …” é composta por pinturas de dois artistas Curitibanos que dividem o mesmo ateliê, Emerson Persona e Francis Rodrigues. A conversa entre eles existe há algum tempo, desde a época em que estudavam na Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP), estabelecendo assim um diálogo entre suas pesquisas artísticas.
Apresentando duas diferentes maneiras de se pensar a pintura, os trabalhos se assemelham quanto à fragmentação da imagem a partir de elementos existentes no mundo. Enquanto Emerson desmembra a figura humana, Francis desconstrói a paisagem urbana, ambos pesquisando e propondo a cor na pintura.
Francis Rodrigues apresenta em sua série de pinturas o olhar do transeunte que observa a paisagem urbana. Como processo para a criação dos trabalhos o artista utiliza fotografias e fotomontagens para desconstrução do espaço, pensando assim diversos elementos lado a lado, propondo experimentações em pintura com múltiplos pontos de vistas, não existindo a relação entre figura e fundo. Segundo Francis “essas imagens servem como referência para a produção dos trabalhos, contudo ao pensar as pinturas, não existe mais a relação direta com um lugar específico, o espaço é abstraído e pensado através da cor”.
A partir da fragmentação do corpo, Emerson Persona apresenta pinturas com imagens que parecem flutuar no espaço. Fazendo o uso da cor e deixando a mostra o seu processo de trabalho a partir das diversas camadas de tinta que sobrepõem à pintura. Conforme o artista, “não faço esboços, a imagem é criada a partir do próprio processo da pintura e quando existe algo que não considero interessante, acabo cobrindo com a tinta, criando uma imagem cheia de relevos, como se fossem cicatrizes”.
Os dois artistas têm como elemento básico o figurativo, mas acabam transformando a representação original de suas referências, a partir da fragmentação e da manipulação dessas imagens como pintura, desconstruindo o espaço e o corpo.
Emerson e Francis estudaram Pintura na Faculdade de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP), e também fizeram Especialização em História da Arte Moderna e Contemporânea na mesma instituição.
A exposição abre dia 31 de Janeiro de 2013 e vai até 17 de Março de 2013.
Serviço: ENTÃO … – Emerson Persona / Francis Rodrigues
Abertura: 31/01/2013, às 19 horas
Exposição: de 01/02/2013 a 17/03/2013
Horário: De terça a sexta-feira, das 10h às 20h
Sábados das 10h às 17h
Domingos e feriados, das 11h às 17h
Paço da Liberdade
Praça Generoso Marques, 189 – Curitiba – Paraná – Brasil
Informações: (41) 3234-4200