Fundação Cultural de Curitiba e Associação de Artistas Plásticos do Paraná realizam ENCONTROS -A RTE URBANA – CURITIBA 2012
ENCONTROS:
ARTE URBANA – CURITIBA 2012
Dias 27 e 28 de Junho
Teatro Universitário de Curitiba – TUC
Galeria Julio Moreira
Travessa Nestor de Castro, s/n°
Setor Histórico
O evento “ENCONTROS: ARTE URBANA 2012” tem como objetivo apresentar um balanço das ações públicas de difusão em arte urbana, por meio do olhar dos artistas participantes, representados neste evento pelos proponentes do Edital Arte Urbana – Travessias Subterrâneas; discutir o panorama municipal e nacional nos últimos anos; gerar a troca de conhecimento entre os agentes que atuam neste universo e ampliar o diálogo entre artistas, produtores, pesquisadores e instituições.
Programação:
ENCONTROS: ARTE URBANA – Curitiba 2012
Mediação: Elizabeth Serafim Prosser
27/DE/JUNHO
18 h
Abertura
Baixo Ribeiro e
Mariana Martins
18h50
Newton Goto
19h40
Bruno Armelin
Otavio Souza
Com apresentação Make In Off do Filme: “A Arte Urbana”
20h30
Michael Puquevis Ando (Devis)
_______________________________________________
28/de/junho
15h30
Mesa Redonda
Cláudio Celestino
Juliana Burigo
Marciel Conrado
Paulo Auma
Roger Olho
17h
Marcelo Conrado
“Direito Autoral”
17h45
Coffebreak
18h
Nelson Brissac
19h30
Nelson Brissac – Noite de Autógrafos
Mediação: Elizabeth Serafim Prosser
Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento (UFPR), professora de História da Arte e de Metodologia da Pesquisa da Escola de Música e Belas Artes do Paraná(EMBAP), autora do livro Graffiti Curitiba, lançado em 2010;
Participantes:
Baixo Ribeiro e Mariana Martins
Proprietários da Galeria Choque Cultural
A Choque Cultural é uma galeria de arte contemporânea que dialoga com o underground. Valoriza as linguagens cotidianas usadas pelos mais jovens e propõe-se a apresentá-las de modo verdadeiro e original. Assim, desde que foi fundada, em 2004, a Choque transformou-se numa potente plataforma para artistas vindos do graffiti, da tattoo, do design gráfico, da ilustração e outras procedências paralelas às artes acadêmicas (fine arts). A Choque Cultural está baseada em São Paulo, cidade conhecida pela arte impressa nas paredes das suas ruas, pela profusão de grafiteiros talentosos e originalidade dos trabalhos que surgem a cada dia. Essa energia criativa encontra, dentro da Choque, ambiente perfeito para manifestar-se em toda a sua plenitude. O espaço expositivo é mutante e cuidado nos mínimos detalhes pelos próprios artistas, que transformam suas exposições em autênticas instalações, nas quais as obras são imersas. A Choque Cultural tem tido papel importantíssimo na valorização das novas formas de arte que agradam tanto aos jovens e despertam tanto interesse no mainstream. Seu segredo é o respeito pelos artistas, mesmo que esses não tenham uma formação profissional convencional e suas propostas, mesmo que elas sejam extremamente subversivas.
Newton Goto – Artista visual, pesquisador, curador, produtor e ativista cultural. Atua com diferentes linguagens artísticas e tem trabalhos realizados no espaço público, em espaços institucionais e em circuitos autônomos. Coordenador do projeto Circuitos Compartilhados (Brasil, desde 2002) e do projeto de intervenção urbana Galerias Subterrâneas (Curitiba, 2008). Mestre em Linguagens Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2004. Orientador de fluxos do organismo artístico EPA! e membro do coletivo E/Ou.
Bruno Armelin e Otavio Souza – Videomakers, produtores e realizadores do longa metragem documentário sobre graffiti, A ARTE URBANA, da produtora Filmes do Bem em parceria com a ComDomínio FILMES;
Michael Puquevis Ando
“M ichael Puquevis ando grafiteiro a 14 anos, Design e Web Master , mais conhecido na cultura hip hop como DEVIS , artista renomado no Brasil que desenvolveu trabalhos direcionado a pessoas de baixa renda e empresas privadas com grande vinculo nacional .
No Japão procurou desenvolver trabalhos que tenham relação com o cotidiano de Brasil e de sua cultura. Hoje no Brasil se dedica a uma Graffiti shop e a seus trabalhos na rua alem de ser residente curador de exposições de artistas de graffiti na capsula graffiti shop.
Nelson Brissac Peixoto – Possui graduação em Sociologia pelo Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1976) , mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1980) , doutorado em Filosofia pela Universidade de Paris I Sorbonne (1984) , ensino-fundamental-primeiro-grau pelo Colégio Campos Salles (1965) e ensino-medio-segundo-grau pelo Colégio Mackenzie (1968) . Atualmente é professor assistente doutor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo. Atuando principalmente nos seguintes temas: imagens, cidade.
Ivane Carneiro – Arte-educadora e artista plástica formada pela Faculdade de Artes do Paraná, (FAP,1996), especialista em Ensino de Arte e Mestre em Educação e Cultura pela UDESC.
Orientadora do Ateliê de Desenho do Centro de Criatividade de Curitiba e professora colaboradora da Escola de Música e Belas Artes do Paraná– EMBAP.
Atua como artista plástica desde 1997 realizando exposições individuais e coletivas, das quais destacam-se: Al Cubo (México-DF, 2012), Projeto Arte Urbana – Travessias Subterrâneas com a obra Percurso, pela FCC (Curitiba-PR, 2011), Projeto Schwanke, no Memorial da América Latina (São Paulo-SP, 2003), 60º Salão Paranaense (MAC,2003) e o I Mapeamento das Artes Plásticas em Santa Catarina (MASC, Florianópolis-SC, 2000), sendo premiada no I Salão de Arte Contemporânea Luiz Henrique Schwanke (Jaraguá do Sul-SC, 2002).
Desenvolve projetos artístico-culturais destacando-se a curadoria da exposição “No conforme”, de Paulo Auma, Cidade do México (2012) e assistencia de produção das exposições Inquietações/ Contradições, na Galeria da Caixa Cultural (Curitiba, 2010), Projeto Híbrido, no Centro de Criatividade de Curitiba (2011) e a exposição itinerante Nós que aqui estamos por vós lamentamos (Santa Catarina, 2002).
olho wodzynski, (Curitiba/PR, 1978) – Artista Visual e educador de arte, licenciado em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas pela UFPR (2005 Desde 2002 vem participando constantemente de diversas exposições coletivas e ações artísticas no espaço urbano. A partir de 2005 vem atuando como educador de arte, ministrando oficinas de gravura, graffiti, stencil, arte urbana, interferência urbana e desenho.
Claudio Celestino Dimas – Arte contemporânea e Design. Artista autodidata. Desenvolvimento autoral e colaboração nos coletivos Interlux, Mucha Tinta e 171kbps. Entre seus trabalhos, podemos destacar: GALERIA TRANSITÓRIA – Graffiti na Galeria Subterrânea do Terminal do Cabral. Edital Galerias Subterrâneas. Lei de Incentivo à Cultura. Curitiba, Pr. 2011.
7TH AVENUE – Grupo Thá – Pintura mural e ilustração publicitária. Curitiba, PR. 2011.
TRIBALTECH – pintura mural para Festival Multicultural. Curitiba, 2011.
6a BIENAL DE CURITIBA – Produção executiva para mural urbano do artista Rimon Guimarães na Casa Hoffmann. Curitiba, Pr. 2011.
VIBE CLUB – Redesign de conceito: logomarca, sinalização visual, concepção de ambientes e pintura artística site specific. Curitiba, Pr. 2010-2011.
ATAVISMO CONCEITUAL – Galeria Lúdica – Curadoria e produção executiva para exposição do artista Mário de Alencar. Curitiba, Pr. 2011.
COMUNIDADE EM CORES – COHAB /PR – Consultoria na concepção do projeto e execução: Revitalização urbanística da Vila Torres –Oficinas para os moradores (desenho, pintura, graffiti, stencil e percepção espacial) / Realização de grandes painéis coletivos e individuais nos arredores da comunidade e fachadas. Curitiba,Pr. 2010.
ARTE NA FAIXA – Fundação Cultural de Curitiba – Campanha de conscientização no tr6ansito – pintura s/ faixa de pedestes. (Projeto premiado pelo CCSP 2010).
TRIBALTECH – Curadoria artística e pintura mural autoral para Festival. Curitiba, 2010.
EVOKE ART GALLERY – Evoke Sunglasses – Instalação artística contendo grafismos e objetos customizados. Galeria lúdica. Curitiba, Pr. 2010.
MÚSICA, LUZ E SOMBRA – Organização de exposição de pinturas do Artista Paraibano Shiko. Galeria lúdica. Curitiba, Pr. 2010.
PRATAS DA CASA – Exposição inaugural da Galeria Lúdica, trazendo 10 dos mais representativos artistas locais da cena urbana. Curitiba, Pr. 2010.
WE C! – BERLIN FASHION WEEK – Criação de figurinos para desfile de moda. Série leiloada com renda revertida para instituições de apoio a crianças com necessidades visuais. Galeria lúdica. Curitba-Berlin. 2010.
GALERIAS SUBTERRÂNEAS – intervenções do Coletivo Interlux abertas à participação dos transeuntes nas Galerias Subterrâneas do Terminal do Cabral. Lei de Incentivo à Cultura- Funarte. Curitiba, PR. 2008.
Juliana Burigo
Curitiba/ PR, 1981. Bacharel em Gravura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná/ 2004. Participou de mostras artísticas na cidade de Curitiba, dentre as quais, a mostra individual (sem título) no Solar do Barão/ 2009; as mostras coletivas: Estado da Arte: 40 anos de Arte Contemporânea no Paraná – 1970-2010, no Museu Oscar Niemeyer/ 2010; Também, no Memorial de Curitiba/2010; 5ª Bienal Vento Sul, no Solar do Barão/ 2009; Houston, we´ve had a problem, na Galeria Casa da Imagem/ 2009; Dois, no Memorial de Curitiba / 2007; Mais Perto, na Galeria Ibakatu/ 2006; Preâmbulo, no Memorial de Curitiba / 2005; Intervenção artística nas Escadas do SESC da Esquina – SESC/ 2004; coletiva de artistas (sem título) e 60° Salão Paranaense, ambos no Museu de arte Contemporânea do Paraná/ 2004. Em 2012 executou a intervenção artística Dois desenhos para a travessia, na travessia subterrânea do Terminal de Transporte Coletivo Campo Comprido, em Curitiba-PR.
SERVIÇO: ENCONTROS:
ARTE URBANA – CURITIBA 2012 Dias 27 e 28 de Junho no Teatro Universitário de Curitiba – TUC
Galeria Julio Moreira
Travessa Nestor de Castro, s/n°
Setor Histórico – Curitiba – PR.