ENCONTROS: ARTE URBANA – Curitiba 2012

Ocorreu nos dias 27 e 28 de junho no Teatro Universitário de Curitiba – TUC, Galeria Julio Moreira,Travessa Nestor de Castro, s/n°, Setor Histórico, o evento “ENCONTROS: ARTE URBANA 2012”, com o objetivo apresentar um balanço das ações públicas de difusão em arte urbana, por meio do olhar dos artistas participantes, representados neste evento pelos proponentes do Edital Arte Urbana – Travessias Subterrâneas; discutir o panorama municipal e nacional nos últimos anos; gerar a troca de conhecimento entre os agentes que atuam neste universo e ampliar o diálogo entre artistas, produtores, pesquisadores e instituições.

Programação Realizada:
ENCONTROS: ARTE URBANA – Curitiba 2012
Mediação: Elizabeth Serafim Prosser

27/DE/JUNHO
18 h Abertura  – Baixo Ribeiro e Mariana Martins

18h50 – Newton oto

19h40 – Bruno Armelin Otavio Souza
Com apresentação Make In Off do Filme: “A Arte Urbana”

20h30 – Michael Puquevis Ando (Devis)
_______________________________________________

28/de/junho

15h30 – Mesa Redonda  com Cláudio Celestino, Juliana Burigo,Marciel Conrado, Paulo Auma e Roger Olho

17h Marcelo Conrado “Direito Autoral na Arte Urbana”

17h45- Coffebreak

18h Nelson Brissac

19h30 – Nelson Brissac – Noite de Autógrafos

Mediação: Elizabeth Serafim Prosser
Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento (UFPR), professora de História da Arte e de Metodologia da Pesquisa da Escola de Música e Belas Artes do Paraná(EMBAP), autora do livro Graffiti Curitiba, lançado em 2010;

Participantes:
Baixo Ribeiro e Mariana Martins
Proprietários da Galeria Choque Cultural

A Choque Cultural é uma galeria de arte contemporânea que dialoga com o underground. Valoriza as linguagens cotidianas usadas pelos mais jovens e propõe-se a apresentá-las de modo verdadeiro e original. Assim, desde que foi fundada, em 2004, a Choque transformou-se numa potente plataforma para artistas vindos do graffiti, da tattoo, do design gráfico, da ilustração e outras procedências paralelas às artes acadêmicas (fine arts). A Choque Cultural está baseada em São Paulo, cidade conhecida pela arte impressa nas paredes das suas ruas, pela profusão de grafiteiros talentosos e originalidade dos trabalhos que surgem a cada dia. Essa energia criativa encontra, dentro da Choque, ambiente perfeito para manifestar-se em toda a sua plenitude. O espaço expositivo é mutante e cuidado nos mínimos detalhes pelos próprios artistas, que transformam suas exposições em autênticas instalações, nas quais as obras são imersas. A Choque Cultural tem tido papel importantíssimo na valorização das novas formas de arte que agradam tanto aos jovens e despertam tanto interesse no mainstream. Seu segredo é o respeito pelos artistas, mesmo que esses não tenham uma formação profissional convencional e suas propostas, mesmo que elas sejam extremamente subversivas.

Newton Goto – Artista visual, pesquisador, curador, produtor e ativista cultural. Atua com diferentes linguagens artísticas e tem trabalhos realizados no espaço público, em espaços institucionais e em circuitos autônomos. Coordenador do projeto Circuitos Compartilhados (Brasil, desde 2002) e do projeto de intervenção urbana Galerias Subterrâneas (Curitiba, 2008). Mestre em Linguagens Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2004. Orientador de fluxos do organismo artístico EPA! e membro do coletivo E/Ou.

Bruno Armelin e Otavio Souza – Videomakers, produtores e realizadores do longa metragem documentário sobre graffiti, A ARTE URBANA, da produtora Filmes do Bem em parceria com a ComDomínio FILMES;
Michael Puquevis Ando “M ichael Puquevis ando grafiteiro a 14 anos, Design e Web Master , mais conhecido na cultura hip hop como DEVIS , artista renomado no Brasil que desenvolveu trabalhos direcionado a pessoas de baixa renda e empresas privadas com grande vinculo nacional . No Japão procurou desenvolver trabalhos que tenham relação com o cotidiano de Brasil e de sua cultura. Hoje no Brasil se dedica a uma Graffiti shop e a seus trabalhos na rua alem de ser residente curador de exposições de artistas de graffiti na capsula graffiti shop.

Nelson Brissac Peixoto – Possui graduação em Sociologia pelo Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1976) , mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1980) , doutorado em Filosofia pela Universidade de Paris I Sorbonne (1984) , ensino-fundamental-primeiro-grau pelo Colégio Campos Salles (1965) e ensino-medio-segundo-grau pelo Colégio Mackenzie (1968) . Atualmente é professor assistente doutor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo. Atuando principalmente nos seguintes temas: imagens, cidade.

Ivane Carneiro – Arte-educadora e artista plástica formada pela Faculdade de Artes do Paraná, (FAP,1996), especialista em Ensino de Arte e Mestre em Educação e Cultura pela UDESC.
Orientadora do Ateliê de Desenho do Centro de Criatividade de Curitiba e professora colaboradora da Escola de Música e Belas Artes do Paraná– EMBAP.

Atua como artista plástica desde 1997 realizando exposições individuais e coletivas, das quais destacam-se: Al Cubo (México-DF, 2012), Projeto Arte Urbana – Travessias Subterrâneas com a obra Percurso, pela FCC (Curitiba-PR, 2011), Projeto Schwanke, no Memorial da América Latina (São Paulo-SP, 2003), 60º Salão Paranaense (MAC,2003) e o I Mapeamento das Artes Plásticas em Santa Catarina (MASC, Florianópolis-SC, 2000), sendo premiada no I Salão de Arte Contemporânea Luiz Henrique Schwanke (Jaraguá do Sul-SC, 2002).

Desenvolve projetos artístico-culturais destacando-se a curadoria da exposição “No conforme”, de Paulo Auma, Cidade do México (2012) e assistencia de produção das exposições Inquietações/ Contradições, na Galeria da Caixa Cultural (Curitiba, 2010), Projeto Híbrido, no Centro de Criatividade de Curitiba (2011) e a exposição itinerante Nós que aqui estamos por vós lamentamos (Santa Catarina, 2002).

olho wodzynski, (Curitiba/PR, 1978) – Artista Visual e educador de arte, licenciado em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas pela UFPR (2005 Desde 2002 vem participando constantemente de diversas exposições coletivas e ações artísticas no espaço urbano. A partir de 2005 vem atuando como educador de arte, ministrando oficinas de gravura, graffiti, stencil, arte urbana, interferência urbana e desenho.

Claudio Celestino Dimas – Arte contemporânea e Design. Artista autodidata. Desenvolvimento autoral e colaboração nos coletivos Interlux, Mucha Tinta e 171kbps. Entre seus trabalhos, podemos destacar: GALERIA TRANSITÓRIA – Graffiti na Galeria Subterrânea do Terminal do Cabral. Edital Galerias Subterrâneas. Lei de Incentivo à Cultura. Curitiba, Pr. 2011.
7TH AVENUE – Grupo Thá – Pintura mural e ilustração publicitária. Curitiba, PR. 2011.
TRIBALTECH – pintura mural para Festival Multicultural. Curitiba, 2011.
6a BIENAL DE CURITIBA – Produção executiva para mural urbano do artista Rimon Guimarães na Casa Hoffmann. Curitiba, Pr. 2011.
VIBE CLUB – Redesign de conceito: logomarca, sinalização visual, concepção de ambientes e pintura artística site specific. Curitiba, Pr. 2010-2011.
ATAVISMO CONCEITUAL – Galeria Lúdica – Curadoria e produção executiva para exposição do artista Mário de Alencar. Curitiba, Pr. 2011.
COMUNIDADE EM CORES – COHAB /PR – Consultoria na concepção do projeto e execução: Revitalização urbanística da Vila Torres –Oficinas para os moradores (desenho, pintura, graffiti, stencil e percepção espacial) / Realização de grandes painéis coletivos e individuais nos arredores da comunidade e fachadas. Curitiba,Pr. 2010.
ARTE NA FAIXA – Fundação Cultural de Curitiba – Campanha de conscientização no tr6ansito – pintura s/ faixa de pedestes. (Projeto premiado pelo CCSP 2010).
TRIBALTECH – Curadoria artística e pintura mural autoral para Festival. Curitiba, 2010.
EVOKE ART GALLERY – Evoke Sunglasses – Instalação artística contendo grafismos e objetos customizados. Galeria lúdica. Curitiba, Pr. 2010.
MÚSICA, LUZ E SOMBRA – Organização de exposição de pinturas do Artista Paraibano Shiko. Galeria lúdica. Curitiba, Pr. 2010.
PRATAS DA CASA – Exposição inaugural da Galeria Lúdica, trazendo 10 dos mais representativos artistas locais da cena urbana. Curitiba, Pr. 2010.
WE C! – BERLIN FASHION WEEK – Criação de figurinos para desfile de moda. Série leiloada com renda revertida para instituições de apoio a crianças com necessidades visuais. Galeria lúdica. Curitba-Berlin. 2010.
GALERIAS SUBTERRÂNEAS – intervenções do Coletivo Interlux abertas à participação dos transeuntes nas Galerias Subterrâneas do Terminal do Cabral. Lei de Incentivo à Cultura- Funarte. Curitiba, PR. 2008.

Juliana Burigo
Curitiba/ PR, 1981. Bacharel em Gravura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná/ 2004. Participou de mostras artísticas na cidade de Curitiba, dentre as quais, a mostra individual (sem título) no Solar do Barão/ 2009; as mostras coletivas: Estado da Arte: 40 anos de Arte Contemporânea no Paraná – 1970-2010, no Museu Oscar Niemeyer/ 2010; Também, no Memorial de Curitiba/2010; 5ª Bienal Vento Sul, no Solar do Barão/ 2009; Houston, we´ve had a problem, na Galeria Casa da Imagem/ 2009; Dois, no Memorial de Curitiba / 2007; Mais Perto, na Galeria Ibakatu/ 2006; Preâmbulo, no Memorial de Curitiba / 2005; Intervenção artística nas Escadas do SESC da Esquina – SESC/ 2004; coletiva de artistas (sem título) e 60° Salão Paranaense, ambos no Museu de arte Contemporânea do Paraná/ 2004. Em 2012 executou a intervenção artística Dois desenhos para a travessia, na travessia subterrânea do Terminal de Transporte Coletivo Campo Comprido, em Curitiba-PR.

SERVIÇO: ENCONTROS:
ARTE URBANA – CURITIBA 2012 Dias 27 e 28 de Junho no Teatro Universitário de Curitiba – TUC
Galeria Julio Moreira
Travessa Nestor de Castro, s/n°
Setor Histórico – Curitiba – PR.