Divulgação: Em Madri Picasso e seu Barbeiro

Uma exibição integrada por quadros, desenhos, litografias, tintas e cerâmica que foram presenteadas pelo pintor espanhol Pablo Picasso para o ser barbeiro Eugenio Arias abriu em Madri.

Se trata de mais de 100 peças do Museo Picasso e sua coleção Eugenio Arias, da Comunidade de Madrid, inspiradas na convivência quase diária desses dois espanhóis exiliados na Franca (Vallauris), que mantivieram uma amizade de mais de 26 anos e que compartilhram a mesma paixão pelos toros, mulheres e política.

“A importância dessa mostra é precisamente sua originalidade: é uma coleção pequena referente a que duas pessoa possuem. Pablo Picasso tem uma obra extensa, mas uma única coleção que se refere a uma amizade, e essa é a sua maior peculiaridade”, disse a espanhola Susana Durand, curadora da mostra.

Um prato com uma cena de tourada (1957), un ladrilho com cenas de Tauromaquia, o “Retrato de Jacqueline” (1963) e uma litografía de un preso con uma pomba da paz (1959) são algumas das obras que integram la mostra. Arias, que faleceu somente a 2 meses com 98 anos, sempre quis compartilar sua coleção.

Posted by Vidal