Curiosidades do passado da APAP-PR por Waldo Rafael

Encontro com a arte. Apap e suas revoluções.de 1983.
————–
O I Encontro de artistas Plásticos terá hoje a noite 20 horas no Solar do Barão,em Curitiba,uma performance Concedida por Raul Cruz.com um Elenco da União de
Artistas Independentes Contemporâneos.
Nota .jornal Estado do Paraná 14 de novembro de 1987.

Manifesto da Associação Profissional de Artistas Plásticos do Paraná.============
Liberada por Eduardo Nascimento a Associação Profissional de Artistas Plásticos do Paraná reivindica o direito de participação democrática da classe na política Cultural.

As Propostas do 1 Encontro de Artistas Plásticos do Paraná.
As Propostas Apresentadas pelo Grupo de trabalho; Política oficial das Artes Plásticas aprovadas no plenário do Primeiro Encontro de Artistas Plásticos do Paraná.
Que a Administração política das artes plásticas,aja em Consonância com interesses da classe criando canais de dialogo constante e mecanismo de participação efetiva,Acreditando que isto se Dara através da criação de uma Coordenadoria Estadual de Artes Plásticas Assessorada por um conselho Conselho Estadual de Artes Plásticas com junção normativa consultiva e deliberativa.Que a Indicação de dirigentes das entidades culturais afins seja feita mediante lista tríplice elaborada pela classe organizada ficando condicionada a indicação a apresentação pelos candidatos de Plataforma de trabalho.
A plenária repudia o decreto n 1778 do Diário Oficial do dia 10 de novemvro de 1987.Seção III da Coordenadoria de Museus/ SEEC,o qual centraliza a política e a coordenação de entidades culturais das artes Plásticas em uma Coordenadoria não Especifica.
Fonte Jornal Gazeta do Povo 10 de julho de 1989
Coluna Artes Visuais Adalice Araújo.
Texto completo da reportagen nesta data Citada..

Associação de Artistas Plásticos se Mobiliza para discutir o resultado do Salão Paranaense.

Humberto Boguszewski.Chefe do Departamento de Arte da Universidade Federal do Paraná e Diretor da Associação Profissional do Paraná declara “o salão serve apenas para promover o Estado e explorar os Artistas”
O fato de Walmir Ayala ter se retirado do júri do 42 Salão Paranaense e ter criticado o Processo de seleção na entrevista publicada no Correio de Noticias e a posição pessoal de um critico escolhido pelos próprios artistas para integrar a seleção do salão que não pode ser desprezada,ao contrario deve gerar um debate para que se apure o que ocorreu.
A declaração e de Jose Humberto Boguszewski,chefe do Departamento de arte da Universidade Federal do Paraná e diretor –administrativo da Associação Profissional de Artistas Plásticos do Paraná que comentou as severas criticas dirigidas por Walmir Ayala a organização do Salão Paranaense,quando o critico carioca denunciou inclusive manipulação na escolha dos premiados.
Humberto faz questão de lembrar que suas declarações são pessoais e que a associação-da qual participou na criação e foi o primeiro Presidente.
– só se manifestará formalmente quando todos os dados forem levantados-“Por enquanto temos muitas informação oficiosas,e o resultado do Salão só será divulgado na sexta feira”.
– Declaração de Humberto .
– *Humberto ‘Há artistas bem –amados e mal amados”
– reportagem do jornal Correio de Noticias 12 de novembro de 1986.
– Obs-Reportagem completa nesta data selecionada-

Artistas Plásticos fundam Associação.
Em Assembléia com a presença de 66 artistas plásticos.Foi fundada,Apap.PR.
Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná,A lém dos Artistas da Capital,compareceram alguns artistas di interior,que entre as duas chapas concorrentes
Elegeram a primeira diretoria tendo como presidente Jose Humberto Boguszewski,e vice Presidente Osmar Chromiec.os demais membros são;Eduardo Nascimento,Alfi Vivern,Estela Sandrine,Eliane Prolik,Rosane Schlogel,Guilmar Silva,Ronaldo Simon,Francisco Kava Sobrinho,Sofia Dyminski.Maria Emilia Possani e Victorina Sabgoni..
Junho de 1983.
Nota do jornal Estado do Paraná.-21 de junho de 1983.

Textos retirados de jornais a Partir de 1983.copia de texto Waldo Rafael Lorisvaldo Teixeira,vice-Diretor de comunicação Apap. 2008