CONVERSANDO NA COZINHA NA GALERIA SUBSOLO

Belos 70 realizam ação estética e Encontro de Coletivos em Curitiba

“Conversando na Cozinha – Encontro de Coletivos” é o resgate das relações pessoais, ação estética que o Coletivo de Arte Belos 70 realiza, nos próximos dias 8 e 9 de dezembro, às 16 horas, na Galeria Subsolo (Av. Iguaçu, 2481 – Água Verde). Na ocasião, os artistas Rossana Guimarães, Selma Oliveira, Sergio Moura e Telma Serur, que integram o Belos 70, irão promover uma grande confraternização e troca de ideias com outros grupos, junto aos quais pretendem discutir, plástica e filosoficamente, temas como as perspectivas do artista no mundo de hoje e o panorama em que atuam os coletivos em Curitiba.

Como suporte para a sua ação, o Belos 70 resgata a mesa da nossa antiga casa, como peça central e emblemática, que remete ao lugar caloroso, pleno de aromas, de convivência intensa entre as pessoas, onde famílias e amigos se reúnem para comer, conversar, trocar afetos e generosidades. A intenção do Belos 70 é fundamentalmente provocar a experiência artística relacionada à memória afetiva do cotidiano. O que faz de “Conversando na Cozinha” um acontecimento essencialmente inspirado na pureza inerente às relações estéticas, conectado com a experiência simbólica de nossa realidade histórica.

Entre os artistas convidados ao evento, estarão Afonso José Afonso, Adriana Tabalipa, Carla Teodorovicz, Rogério Guiraud e Sergio Moura, estes três últimos componentes do ARTIXX, a dupla de artistas Denise Bandeira e Rossana Guimarães, Fernando Rosenbaum e o poeta performático Ricardo Pozzo. O público também poderá assistir vídeos, entre os quais o oportuno “Adalice Araujo na lente do ARTIXX”, documentário sobre a historiadora e crítica de arte paranaense falecida recentemente, grande pioneira na criação dos Encontros de Arte de Curitiba, e que dedicou cerca de meio século de trabalho contínuo visando à catalogação e divulgação dos artistas paranaenses e à própria criação de uma História da Arte do Paraná.

BELOS 70
Criado no início de 2012, após um reencontro de ex-colegas da Escola de Música e Belas Artes do Paraná, o Belos 70 realizou em maio sua primeira ação performática, no Museu Oscar Niemeyer, intitulada, “Que Museus Queremos para o Século XXI?” Uma ação desenrolada em silêncio, em que os artistas participam de uma espécie de banquete, onde a “comida” são as sugestões da classe artística para uma maior aproximação entre os museus e o público.

O grupo traz na bagagem a vivência proporcionada pelos conturbados anos 60 e 70, marcados no Brasil pela ditadura militar e pelo cerceamento à livre manifestação do pensamento. Do exterior, assimilaram movimentos libertários como a contracultura e o movimento hippie. Internamente, identificaram-se de imediato com artistas como Hélio Oiticica, Ligia Clark e Lígia Pape, e músicos como Caetano Velloso, Chico Buarque e Gilberto Gil, que se tornaram baluartes na luta contra a censura, naquele que se tornou um dos períodos mais efervescentes da cultura nacional, criando uma peça de resistência ao regime imposto e encontrando na insurgência uma forma de libertação.

De lá para cá, constatam os integrantes do grupo, o mundo vem mergulhando num verdadeiro estado de calamidade, que se alastra por diversos setores, provocando crises generalizadas na economia, na política, na ética, no meio ambiente, provocadas em sua quase totalidade pelos efeitos nefastos do Capitalismo. Neste sentido, o Coletivo quer seguir pontuando a necessidade de maior atuação social e política do artista, lançando mão da arte como instrumento transformador da realidade.

Serviço: CONVERSANDO NA COZINHA 
Ação Estética: Conversando na Cozinha – Encontro de Coletivos
Data: 08 e 09 de Dezembro de 2012 (sábado e domingo)
Horário: 16 horas

Local: Galeria Subsolo – Avenida Iguaçu, 2481 – Água Verde – Curitiba.
Entrada: Gratuita. A exposição segue até dia 20 de Dezembro.