Durante os dias que antecede a abertura da Bienal, haverá palestras com importantes nomes da arte contemporânea
Nesta terça-feira, dia 4/6, a 5ª Bienal VentoSul dá início a uma série de palestras com a presença de importantes nomes da arte contemporânea. Cada apresentação terá a duração de aproximadamente uma hora e meia e os assuntos são variados, como vídeo-instalação, instalações, território e meio ambiente. O evento, que conta com a coordenação do artista plástico e professor Tom Lisboa, é totalmente gratuito e não exige inscrição prévia.
Bertrand Planes, artista francês que já participou de exposições na Galerie Griesmar & Tamer, em Paris, e do projeto Futur en Seine, nas docas do Rio Sena, também na capital francesa, abrirá a programação no dia 4 de agosto com uma conversa sobre o tema Vídeo-instalação: o desafio do tempo real.
No dia seguinte (dia 5/7), haverá uma conversa com os artistas Benjamin Wild (Alemanha), Mariana Vassileva (Bulgária/Alemanha) e Yukihiro Taguchi (Japão/Alemanha) que abordarão o tema Instalações ao redor do mundo. Já as críticas de arte e curadoras Tereza de Arruda e Andrea Giunda participarão de uma mesa redonda sobre Território, Meio Ambiente e Arte Contemporânea.
Na quinta-feira (dia 6/6), a programação conta com a palestra da produtora da Bienal de Quebec, Pascale Bureau, que discorrerá sobre o evento canadense. Por fim, no dia 7 de agosto, haverá palestra com Grupo Bijari e Flávio Samelo, conversa com os artistas Cabello & Carceller (Madri/Espanha), além de uma mesa redonda com os curadores gerais da 5ª Bienal VentoSul, Leonor Amarante (Brasil) e Ticio Escobar (Paraguai) e o crítico de arte Fernando Castro Flórez (Espanha). Os profissionais da área discutirão o conceito curatorial da Bienal, que tem como título Água Grande: Os Mapas Alterados. As mesas redondas têm a mediação da historiadora de arte de Curitiba Simone Landal, que também integra o conselho consultivo do evento.
Sobre a VentoSul
A 5ª Bienal VentoSul acontece em Curitiba entre os dias 8 de agosto e 11 de outubro e reunirá obras de mais de 100 artistas de 30 países dos cinco continentes. Além de encontros com críticos de arte, palestras e mesas redondas, o evento conta com exposições, intervenções urbanas, programações educacionais, mostra de vídeos, ações performáticas. Toda a programação é gratuita. Mais informações podem ser obtidas no site oficial do evento: www.bienalventosul.com.br
Programação:
4 de agosto
Aliança Francesa
16h Vídeo-instalação: o desafio do tempo real
Conversa com o artista francês Bertrand Planes
* Palestra em francês
5 de agosto
Memorial de Curitiba Teatro Londrina
16h Território, Meio Ambiente e Arte Contemporânea
Mesa redonda com os críticos de arte Tereza de Arruda (Brasil / Alemanha) e Andrea Giunta (Argentina)
Mediação: Simone Landal (Brasil)
Goethe Institut Curitiba
18h Instalações ao redor do mundo
Conversa com os artistas Benjamin Wild (Alemanha), Mariana Vassileva (Bulgária/Alemanha) e Yukihiro Taguchi (Japão/Alemanha)
*Palestra em alemão
Cultura Inglesa
19h30 Uso de materiais alternativos na arte
Conversa com artista Norbert Attard (Malta)
*Palestra em inglês
6 de agosto
Paço da Liberdade
17h00 A Bienal de Quebec
Palestra com Pascale Bureau produtora da Bienal de Quebec (Canadá)
*Palestra em francês
7 de agosto
Memorial de Curitiba Teatro Londrina
16h30 Água Grande: Os Mapas Alterados
Mesa redonda com os críticos de arte Leonor Amarante (Brasil) Ticio Escobar (Paraguai) e Fernando Castro Flórez (Espanha)
Mediação: Simone Landal (Brasil)
Memorial de Curitiba
18:15h às 20:15h – Palestra com Grupo Bijari (Brasil) e Flávio Samelo (Brasil)
Instituto Cervantes
20h30 A estética da beleza e os exercícios de poder
Conversa com os artistas Cabello & Carceller (Espanha)
*Palestra em espanhol
Instituto Paranaense de Arte
Assessoria de Imprensa
Literal Link Comunicação Integrada
Viviane Busato / Rachel Belle / Aldo Ribeiro
MTB 7459-PR / 7843-PR / 2184-PR
41. 015 2222 / 9932 9213/ 9178 1845
[email protected], [email protected]
www.literallink.com.br
Posted by Vidal