Bienal de Curitiba promove Roda de Conversas
Ação, que acontece de 6 a 8 de julho, é gratuita e aberta ao público
CURITIBA, 05/07/2011 A 6ª VentoSul Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba inicia nesta quarta-feira (6) a programação da Roda de Conversas. A ação, que faz parte do Projeto Educativo do evento, visa envolver professores de arte, alunos dos cursos da área artística, além de profissionais deste segmento e artistas. O primeiro módulo será nos dias 6, 7 e 8 de Julho, no Solar do Barão, em Curitiba.
A proposta é discutir a experiência educativa, apoiar as ações de formação de mediadores, o papel das instituições e o circuito de arte. A Roda de Conversas precede um módulo especial, que será realizado em agosto, com a finalidade de selecionar os interessados em trabalhar na monitoria educativa da 6ª edição da Bienal.
O primeiro módulo é divido em três dias, cada um com um tema diferente. No dia 6, Educação e mediação em museus, mediado por Sônia Vasconcellos e ministrado por Angela Medeiros (FCC), Cintia Ribeiro Veloso da Silva (FAP) e Consuelo Schlichta (UFPR), discute aspectos da mediação e ação educativa, diversidade de público e de programas, experiências e inovações no âmbito institucional, dos museus, da formação e do ponto de vista do artista.
O segundo dia é dedicado a Mediação, política e cidade, com mediação de uma das curadoras do Projeto Educativo, Denise Bandeira. Na ocasião, Elisabeth Prosser (EMBAP) e Marila Velloso (FAP) participam com o objetivo de ampliar a discussão para tratar do circuito local, refletindo sobre as condições das políticas públicas, estruturas de fomento e outras combinações de produção, distribuição e fruição entre os agentes do campo.
Espaço público e bienal é o tema do terceiro dia, também mediado por Denise Bandeira, com participação de Paulo Reis (UFPR), Cleverson Antunes e Felipe Prando. O debate refletirá sobre a aproximação da questão de ocupação de espaços públicos à margem das instituições ou não, sobre os impactos em circuitos consolidados, invenções e processos poéticos e comunicacionais.
O Projeto Educativo da Bienal de Curitiba, que tem curadoria das professoras de arte Denise Bandeira e Sônia Tramujas, busca proporcionar o aproveitamento máximo do público de todas as idades e a exploração do potencial educativo da Bienal. Entre as atividades desenvolvidas estão medidas de ação inclusiva, cursos de capacitação de professores, monitores nos espaços expositivos, visitas monitoradas e até publicações voltadas a professores e monitores, entre outras.
A 6ª Bienal de Curitiba será realizada de 18 de Setembro a 20 de Novembro em diversos espaços expositivos da cidade. A programação geral da Bienal, que acontece de julho a dezembro inclui projeto educativo, palestras, mesas-redondas, cursos, oficinas, mostra de filmes, performances e interferências urbanas, ocupando os principais espaços culturais de Curitiba.
SERVIÇO: Roda de Conversas ação educativa da 6ª VentoSul Bienal de Curitiba
De 6 a 8 de julho, às 19h
Sala Scabi Solar do Barão
Rua Pres. Carlos Cavalcanti, 533 Centro – Curitiba
Gratuito e aberto ao público.
Mais informações no site www.bienaldecuritiba.com.br
PROGRAMAÇÃO
Quarta-feira (6)
Roda de Conversa Educação, mediação e museus
Mediação: Sônia Vasconcellos
Ministrantes: Angela Medeiros (FCC), Cintia Ribeiro Veloso da Silva (FAP) e Consuelo Schlichta (UFPR).
Quinta-feira (7)
Roda de Conversa Mediação, política e cidade
Mediação: Denise Bandeira
Ministrantes: Elisabeth Prosser (EMBAP) e Marila Velloso (FAP).
Sexta-feira (8)
Roda de Conversa Espaço público e bienal
Mediação: Denise Bandeira
Ministrantes: Paulo Reis (UFPR), Cleverson Antunes e Felipe Prando.
_____________________
De Curitiba Alice Varajão.