Capital paranaense se torna referência para Artista polonesa compor obras
Joanna Rajkowska, uma das mais representativas artistas da atualidade, usa cenário curitibano para compor instalação, que será apresentada na 6º Bienal internacional de arte contemporânea de Curitiba
_______________
Curitiba 03/01/2011 Considerada umas das artistas mais importantes da atualidade, a polonesa Joanna Rajkowska apresentará na 6ª. VentoSul – Bienal de Curitiba um contraponto entre a capital paranaense da década de 30 e a atual.
A obra mais famosa de Joanna é uma palmeira artificial de 15 metros de altura (50 pés), instalada em 2002 durante uma mostra, em Varsóvia. Desde então, a palmeira tornou-se um elemento permanente de Varsóvia, uma vez que não foi removido no final da mostra oficial, mas sim ficaram sob a proteção do presidente da capital polonesa.
A instalação da artista que pode ser conferida a partir de Março de 2011 em Curitiba é fruto de uma pesquisa de campo feita por Joanna Rajkowska na capital paranaense.
SERVIÇO: 6ª VentoSul Bienal de Curitiba
Curadoria geral: Alfons Hug e Ticio Escobar
Abertura oficial: 17 de setembro de 2011
Período de exposições: setembro a novembro de 2011
Projeto pedagógico: março a dezembro de 2011
Local: Museu Oscar Niemeyer, Casa Andrade Muricy, Museu Alfredo Andersen, Museu da Fotografia Cidade de Curitiba, Museu da Gravura Cidade de Curitiba e Museu de Arte da UFPR, além de parques e praças em Curitiba PR Brasil.
www.bienaldecuritiba.com.br