O BANCO DO BRASIL LANÇA EDITAL DE CESSÃO DE ESPAÇO DOS CENTROS CULTURAIS
Em mais uma iniciativa para selecionar projetos e compor a programação dos Centros Culturais em 2014, o Banco do Brasil lança hoje, dia 15, o Edital de Cessão de Espaço.
Os projetos devem ser voltados para realização de eventos nas áreas de artes cênicas, cinema, exposições, ideias e música nos Centros localizados em Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. As inscrições são gratuitas e serão aceitas exclusivamente pelo portal do Banco do Brasil na internet (www.bb.com.br/cultura), até 28 de novembro de 2013.
Cada projeto poderá ser inscrito para uma ou mais unidades dos Centros Culturais. A cessão de espaço é uma prática já realizada pelos Centros Culturais para apoio de projetos selecionados ao longo do ano com o objetivo de completar a programação nos Centros Culturais, além dos projetos patrocinados regularmente. Os espaços dos CCBB possuem qualidade técnica para receber produções nacionais e internacionais no mesmo padrão dos melhores equipamentos culturais do Brasil e do mundo. O público visitante dos CCBB é entusiasta de novas linguagens e experiências culturais.
Em 2012, foram realizados 53 projetos por meio de cessão de espaço, distribuídos entre os CCBB Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. Só em Brasília, por exemplo, parcerias realizadas com Embaixadas permitiram a exibição de 12 mostras de cinema ao longo daquele ano, com filmes japoneses, australianos, argentinos, poloneses, uruguaios, entre outros, produzindo uma programação variada e de grande aceitação do público.
Os critérios de seleção dos projetos seguem o mesmo rigor de análise daqueles inscritos no Edital de Patrocínio – relevância conceitual e temática, inovação, impacto social, viabilidade técnica e adequação física. No edital de cessão de espaço, contudo, não haverá apoio financeiro do Banco do Brasil aos projetos selecionados, que precisam de patrocínio de outras instituições, desde que não sejam concorrentes do Banco do Brasil.
Os projetos selecionados para realização por meio de cessão de espaço não substituem aqueles selecionados pelo Edital de Patrocínio, realizado pela última vez em 2012 para selecionar a programação do biênio 2013/2014. Neste sentido, já está em curso a elaboração de um novo Edital de Patrocínio, a ser lançado em 2014 para dar continuidade à programação do CCBB no período de 2015 a 2016.
A realização do Edital de Cessão de Espaço tem como objetivo oferecer maior clareza no relacionamento do Banco com seus públicos. Essa ação, além de democratizar o acesso das produções aos espaços dos Centros Culturais, dá transparência ao processo de análise e seleção dos projetos e possibilita um melhor aproveitamento e organização das oportunidades no calendário.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Banco do Brasil