APRESENTAÇÃO DE ANA ZAVADIL NO MUSEU DA GRAVURA

Curadora-Assistente apresenta 10ª Bienal do Mercosul em Curitiba Ana Zavadil apresentará a mostra intitulada Mensagens de Uma Nova América dia 19 de Março no Museu da Gravura

Nesta quinta-feira, 19 de março, às 19h, a curadora-assistente da 10ª Bienal do Mercosul Ana Zavadil apresenta o projeto curatorial da exposição no Museu da Gravura, em Curitiba. O encontro, aberto a comunidade artística, acadêmica e público em geral, faz parte de uma série de diálogos que a Bienal do Mercosul vem propondo aos seus públicos. Desde novembro de 2014 os membros da equipe curatorial já realizaram estas apresentações em Porto Alegre, Santiago do Chile, Buenos Aires, Caracas e Guaiaquil e Florianópolis.

Com o título Mensagens de Uma Nova América a 10ª Bienal acontece de setembro a novembro de 2015, em Porto Alegre. Nesta edição, retoma uma vocação histórica priorizando a arte produzida nos países da América Latina. A equipe curatorial é formada pelo curador-chefe Gaudêncio Fidelis (Brasil), o curador-adjunto Márcio Tavares (Brasil) e pelos curadores-assistentes Ana Zavadil (Brasil), Carmen Cebreros Urzaiz (México), Fernando Davis (Argentina), Raphael Fonseca (Brasil) e Ramón Castillo Inostroza (Chile).

Quatro grandes campos conceituais compõem a mostra: A Jornada da Adversidade, A Insurgência dos Sentidos, O Desapagamento dos Trópicos e A Jornada Continua. Cada um deles será composto por uma ou mais mostras, além de atividades voltadas para a formação profissional no campo curatorial e o desenvolvimento de um Programa Educativo relacionado.

Serviço: Apresentação do projeto da 10ª Bienal do Mercosul
Data: 19 de Março às 19 horas
Local: Museu da Gravura (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533-Solar do Barão, Centro)

Ana Zavadil
Curadora e historiadora de arte especialista em arte brasileira moderna e contemporânea. Mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal de Santa Maria e professora no curso de Pós-Graduação da Universidade de Caxias do Sul – UCS e na Universidade Feevale. Foi membro do Comitê de Acervo e Curadoria do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul-MAC/RS de 2011 a 2013 e membro do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul de 2011 a 2013. Realizou diversas curadorias de exposições no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Brasília e Rio de Janeiro. Entre seus trabalhos de curadoria destacam-se as exposições Tessituras de Tempo, Um Dia Entre Abril e Junho, e Poéticas em Paralelo, realizada no Museu de Arte Contemporânea em 2012, com ênfase na produção contemporânea emergente. Publicou inúmeros artigos em anais de congressos, jornais e revistas acadêmicas. É autora do livro ENTRE: Curadoria A-Z, um mapeamento da produção contemporânea do RS entre 2000/2013 tendo realizado a exposição homônima no Museu de Arte Contemporânea do RS. Foi curadora-chefe do Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli – MARGS de 2013 à 2014, onde realizou a curadoria de exposições como A Bela Morte: Confrontos com a Natureza – Morta no Século XXI, O Cânone Pobre: Uma Arqueologia da Precariedade na Arte; Útero Museu e Domesticidade: Gerações do Feminino na Arte; Geografias da Criação: Arte, Moda & Design, entre outras, além de ter realizado a organização do material educativo destas exposições para fins pedagógicos. Frequenta atualmente o Programa de Ensino Continuado da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, onde desenvolve pesquisa sobre Curadoria Educativa.