Curitiba, 19 de agosto de 2008.
Aos Candidatos à Prefeitura Municipal de Curitiba
Prezado Candidato,
A APAP/PR – ASSOCIAÇÃO PROFISSIONAL DOS ARTISTAS PLÁSTICOS DO PARANÁ, representação oficial dos artistas plásticos do Estado, legalmente reconhecida como Utilidade Pública (sem fins lucrativos), com mais de 700 artistas cadastrados, vem, respeitosamente, no uso de suas atribuições estatutárias, através da COORDENAÇÃO DO FÓRUM DAS ENTIDADES CULTURAIS DE CURITIBA, apontar as seguintes propostas especificas para o Setor das ARTES VISUAIS, em complemento as propostas gerais já realizadas pelo Fórum:
São elas:
1. Apoio para espaços culturais geridos por coletivos de artistas comprometidos com programas complementares de difusão e compartilhamento de bens culturais e/ou cursos de arte para a comunidade;
2. Implementação de setores educativos nos museus, centros culturais e instituições;
3. Criação de novos mecanismos para difundir a educação patrimonial e estimular o empreendedorismo na área;
4. Projetos educativos que levem os pesquisadores a implementar cursos e oficinas nos bairros, descentralizando a informação.
5. Criação de mecanismos de fomento às iniciativas de reflexão artística geridas por profissionais das artes visuais, entidades e agentes culturais, a exemplo de publicações periódicas, congressos, seminários, encontros.
6. Criação de mecanismos de difusão das artes visuais, em especial da reflexão crítica sobre a mesma.
7. Incentivo a programas e/ou projetos de circulação da produção crítica e discursiva sobre artes visuais.
8. Criação de bancos de dados sobre as produções artísticas estaduais e regionais que possam mapear a produção de artes visuais, integrando-as numa rede municipal.
9. Equipar centros culturais e bibliotecas com infra-estrutura específica para garantir o acesso do público ao conhecimento sobre artes visuais.
10. Atualizar, ampliar e/ou incentivar a criação de acervos em espaços multimeios que abriguem bibliotecas, gibitecas, videotecas, filmotecas e sítios virtuais específicos e públicos associados à arte, arte aplicada, etnologia e arqueologia.
11. Criação de mecanismos que garantam a continuidade das políticas públicas culturais, desvinculadas de coloração partidária e/ou governamental.
12. Incentivar a criação de espaços nas programações para novos artistas nas instituições públicas e privadas.
13. Procurar regulamentar todos os elos da cadeia produtiva das artes visuais para facilitação do exercício profissional.
14. Estimular a prática de remuneração para a exibição da produção artística visual.
15. Criar Salões de Arte em Curitiba para as categorias de Arte Popular, Arte Contemporânea, Novos e Arte Tradicional ou Acadêmica, com a realização bianual.
16. Implantar e colocar em prática a Lei Referente a Obras de Arte em edificações de maior porte nos moldes implantados por Foz do Iguaçu.
17. Dar preferência aos artistas locais para obras que envolvam arte visual. Ex. Monumentos, murais, esculturas, fachadas, para logradouros públicos.
Diante destas propostas, que tendem a reverter diretamente à cultura dos nossos cidadãos é que vislumbramos um programa cultural e de artes adequado à nossa querida cidade.
Atenciosamente,
Osmar Carboni
Diretor Vice-Presidente
Posted by Vidal