O artista plástica ANTONIO TEMPORÃO inaugura esta semana exposição na França, na Galeria Ricardo Fernandes, na Rue du Vertbois, 7 – Paris.
A exposição denominada de ” L Agressivité el la douceur” abre dia 18 de Agosto, às 19 horas e segue aberta ao público até dia 9 de Setembro deste ano.
Veja o texto de apresentação:
Agressividade e Ternura na representação brasileira França 2011 de Antonio Temporão.
O Impressionante mundo de Antonio Temporão
Antonio Temporão ensina a refletir sobre nós mesmos. Ver sua obra é como olhar para dentro. Espaços. Conceitos narrados. Inscritos. Olhar o mundo pelos seus olhos, é o convite. Intencionalmente sua criação reflete sua visão laboratorial do mundo_espaço ocupado de imediato pelo nosso tempo. A condição metafórica de sua produção é terreno fértil para a construção dos grandes cenários imagéticos. È onde o olhar divaga e percorre o ser. È onde o insinuado é proposto com força e sinceridade. È onde reside o pensamento. Terreno fértil e abundante para sua sempre atual objetiva artística. A cena_ objeto de suas paixões_ é ponto do exercício proposto pelo artista para a elaboração de seus impressionantes mundos. Visões e ambientações provocadas pela retina e pelo cérebro. A alma de quem vê compartilha a mesma alma de quem constrói.
Aqui o espaço oferecido ao observador é contemplativo e verdadeiro. Cotidiano vivenciado. Este o diálogo proposto pela obra. Vida e sensação, pontos participantes da condição humana, o ser e sua experiência narrativa. Espelhos gravadores de sensações. Instantes focados no olhar o mundo pelo olhar do outro. E sua compreensão e pesquisa das novas ferramentas de manipulação da imagem transformam sua percepção e instiga no olhar partilhado o contexto do pensamento humano. Imagens, percepções, a transformação em contrastes, luminosidade, efeitos, surge natural e espetacular. Do suave, ao explicitado, da grandeza da imagem construída ao olhar perplexo do compreender e situar.
O conteúdo conceitual caracteriza sua obra fotográfica, expressa sua construção cênica do objeto palavra exteriorizado, enfim a imagem construída e manipulada para compor sua força e conceito diante do observador, este desavisado de sua visualidade embutida em conceitos. Sua obra reflete. Sua obra instiga. Repensa o momento. Muda. E enfim conforta o ato de repensarmos o mundo ao redor.
E ao pensarmos hoje todas as transformações possíveis do pensamento ao concreto, a força de sua obra está em sermos peças de sua história, inserida na construção imagética de seu pensamento.
Andre Serafim outono de 2011/
texto da série agressividade e ternura.
Serviço:
Exposição de obras de Antônio Temporão
L Agrassivité el la douceur
Galeria Ricardo Fernandes
7, Rue du Vertbois, Paris – France
_______________________________________