10º CONCURSO BANCO REAL TALENTOS DA MATURIDADE

CONCURSO BANCO REAL TALENTOS DA MATURIDADE COMPLETA DEZ ANOS
Iniciativa do Banco Real, em sua 10ª edição,
mostra que a inspiração vem da experiência de vida

O Concurso Banco Real Talentos da Maturidade chega à 10ª edição com excelentes resultados. A iniciativa – que promove a atividade artística e cultural de pessoas com mais de 60 anos, estimula a reflexão sobre o envelhecimento e apóia o desenvolvimento de projetos que visem melhorar a qualidade de vida e a integração do idoso na sociedade – já premiou 176 talentos. O total de participantes das últimas nove edições ultrapassa 100 mil inscritos. Só no ano passado, foram mais de 12 mil inscritos.

Nesta edição, as inscrições ficam abertas de 22 de abril a 22 de agosto. O tema escolhido para essa edição, na categoria Monografia, é “Mais de 60 anos – os desafios dos profissionais de comunicação no relacionamento com esse público”. Segundo Daniela Dutra, gerente de Eventos, Promoções e Patrocínios do Banco Real, o intuito é provocar os profissionais de comunicação a repensarem o relacionamento com o público com mais de 60 anos, que hoje é massificada.

Daniela Dutra, gerente de Eventos, Promoções e Patrocínios do Banco Real, explica que hoje a maturidade é vista sob uma nova perspectiva, mais positiva. Hoje a história de vida da pessoa e suas experiências são valorizadas e se refletem em importantes contribuições para a sociedade. “Hoje as pessoas chegam aos 60 mais preparadas, conscientes e com melhor planejamento financeiro; querem viver cada vez mais e melhor. A maturidade é encarada como um momento em que podem aproveitar oportunidades que não estavam ao alcance quando eram mais novas”, diz.
O psicólogo José Newton Garcia de Araújo, professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), é um exemplo de quem soube aproveitar experiências pessoais para valorizá-las como inspiração. Ele começou a escrever na juventude e, de vez em quando, tira alguma história do baú e faz um conto. “Retalhos de Fazenda”, com o qual ganhou o Concurso Banco Real Talentos da Maturidade em 2007, foi escrito durante uma temporada que passou na França, elaborando sua tese de doutorado. “De tempos em tempos, entre as muitas lembranças do Brasil, as recordações da infância batiam com força na porta”, lembra. O ponto de partida do conto vencedor foi uma situação que viveu quando tinha seis anos de idade.

Jorge Maciel, 63 anos, aproveitou bem as preferências pessoais como contribuição para sua arte. Nas três vezes que participou do concurso, homenageou ídolos eternos da MPB. Por isso, ficou orgulhoso de ter ganhado com auxílio da obra de músicos que tanto aprecia. “Estou feliz por ter vencido sem precisar abrir mão das minhas preferências, que são bem conservadoras”, diz Jorge, integrante do Clube do Choro de Santos, no litoral paulista, onde nasceu.

Como se inscrever:
O Concurso Banco Real Talentos da Maturidade conta com seis categorias. São elas: Artes Plásticas, Música Vocal, Contador de Histórias, Literatura, Monografia e Programas Exemplares. As quatro primeiras são artísticas e voltadas a pessoas com mais de 60 anos. A Monografia é aberta a pessoas de todas as idades que cursam ou já concluíram o ensino superior e visa gerar uma reflexão acadêmica sobre temas relacionados ao envelhecimento no país.

A categoria Programas Exemplares foi criada em 2001 e já beneficiou 33 projetos. A categoria passou por uma evolução em 2007 e desde então, tem com objetivo apoiar novas propostas a serem implantadas ou que estejam em andamento, e necessitem de recursos financeiros para seu desenvolvimento, consolidação ou aprimoramento. Os projetos selecionados recebem consultoria de apoio para ampliar suas chances de gerar resultados efetivos e sustentáveis. Serão financiadas iniciativas de pessoas jurídicas sem fins lucrativos que desenvolvam programas na área de valorização do idoso com foco no apoio ao idoso empreendedor e ao idoso vulnerável e sua família.

Com premiação diferenciada das demais categorias, os cinco melhores projetos selecionados receberão, por tempo determinado, ajuda financeira de até R$ 100mil, além de consultoria para o projeto.

Os interessados devem procurar uma agência do Banco Real e retirar o regulamento. As fichas de inscrição e as obras devem ser postadas de acordo com as regras estabelecidas. Mais informações podem ser obtidas no www.bancoreal.com.br/talentos ou pelo 0800 12 00 77.
Serviço: 10º CONCURSO BANCO REAL TALENTOS DA MATURIDADE
Categorias:
– Artes Plásticas, Contador de Histórias,Música Vocal e Literatura (apenas para participantes com mais de 60 anos);

– Monografia (aberta a participantes de todas as idades com curso superior concluído ou em andamento);

– Programas Exemplares (voltado para empresas sem fins lucrativos que desenvolvem projetos com idosos).

Inscrições: 22 de Abril a 22 de Agosto
Julgamento e seleção: Agosto a Outubro
Premiação: Novembro
Informações: www.bancoreal.com.br/talentos ou 0800 12 00 77

Sobre o Concurso Banco Real Talentos da Maturidade
O projeto, criado em 1999, visa promover o debate sobre a condição do idoso no país e sua integração na sociedade, além de incentivar a produção acadêmica sobre o envelhecimento e estimular a produção artística. O objetivo do Banco Real com essa iniciativa é estimular projetos e estudos relacionados à qualidade de vida dessa população para auxiliar na promoção de uma sociedade melhor, hoje e no futuro.

Obra: DOM
Artista DO CARMO FORTES
Fotografia de Alice Varajão