As formas criadas pelo artista plástico francês Remed estão aos poucos tomando conta do muro da Fundação Cultural de Curitiba, no antigo Moinho Rebouças. O mural ficará pronto neste final de semana e faz referência ao tema do Festival de Curitiba: Tudo o que você vê!
Baseado nesta frase, Remed criou um imenso personagem com um olho gigante, representando o homem em meio à cidade. No desenho, todo em branco e preto, aparecem palavras como useless (inútil) e usefull (útil), publicidade e arte. Toda a composição trabalha com a idéia de oposições, uma interpretação pessoal do artista para a idéia de Tudo o que você vê.
O trabalho é o que você tem que ver, mas também o que você escolhe ver e pode imaginar, explica. As nuvens que pintei para uma pessoa representam o céu, para outra a poluição. São interpretações que cada um pode fazer.
Este é o maior mural já feito por Remed, que há 9 meses reside em São Paulo, entre idas e vindas para trabalhos na Europa. Faço pintura há muito tempo. Comecei em tela, mas desde os 10 anos também faço grafite, o que me levou a fazer coisas cada vez maiores e com isso cheguei ao muralismo, conta. Mas este é de longe o maior trabalho que já fiz. No começo até tive medo da altura, mas uma vez que você está lá em cima pintando pega segurança e não há problema.
Para não descaracterizar a fachada do prédio, Remed decidiu fazer um desenho em preto e branco. A textura do muro é lindíssima. Gosto muito do amarelo do fundo e não queria machucar este fundo com muitas cores. Também prefiro trabalhar com preto e branco porque o impacto para um trabalho na rua é muito importante e se tem muita cor não há tanto impacto.
A pintura de Remed é um presente para a cidade e também será a estrela da campanha publicitária do Festival de Curitiba, que começa a ser veiculada na segunda-feira, 10 de março, nas TVs.
O Festival começa no dia 19 de março, com um grande baile-show da Orquestra Imperial no Park Cultural (atrás do ParkShopping Barigüi) e terá cerca de 300 espetáculos acontecendo nas ruas, praças, bares, espaços culturais e teatros da cidade até o dia 30 de março.
Festival de Curitiba Tudo o que você vê!
Patrocínio: Itaú, Volkswagen, Petrobrás e Prefeitura Municipal de Curitiba.
Apoio: Denso, Redecard, Editel e Britânia.
foto Daniel Sorrentino.
Mariângela Guimarães
Festival de Curitiba 2008