Programação do Museu Oscar Niemeyer no período de Carnaval

Museu abrirá mais tarde na quarta-feira de Cinzas

Na próxima quarta-feira (06), o Museu Oscar Niemeyer só abrirá ao público a partir das 14h e funcionará normalmente durante os demais dias de Carnaval, de terça a domingo das 10h às 18h. Na segunda-feira (04), como habitualmente ocorre, permanece fechado ao público e para as demais áreas administrativa, financeira e cultural será considerado ponto facultativo, com retorno das atividades normais na quarta-feira, a partir das 14h.

Terminado o feriado, tem início a produção para a montagem das duas primeiras exposições, –“A arte de J.Borges –do Cordel à Xilogravura” e a mostra fotográfica “Mar de Homens –Roberto Linsker” –, que abrirão o calendário expositivo 2008. A primeira abertura para jornalistas e convidados será no dia 14 de fevereiro, às 19h, e a mostra de fotografias no dia 16, às 11h.

Considerado o maior gravador popular do Brasil, o pernambucano José Francisco Borges apresentará, em cordel e xilogravuras, o universo cultural nordestino, dos costumes às lendas fantásticas. Enquanto o repórter fotográfico Roberto Linsker expõe imagens de momentos épicos das comunidades que sobrevivem da pesca na costa brasileira, em contraste com a degradação ambiental provocada pela pesca predatória, pela especulação imobiliária e pela poluição ambiental.

EM CARTAZ

O público que visitar o Museu nesse período de Carnaval encontrará uma programação diversificada e de qualidade. Como será o primeiro domingo (03) do mês, todos os visitantes poderão entrar gratuitamente para apreciar as oito exposições em cartaz, entre elas três internacionais e uma de obras do acervo da instituição. As obras mais significativas do acervo, especialmente as aquisições recentes, estão em exibição no espaço mais nobre do complexo, o Salão Principal do Olho.

A mostra “Arte no Espaço e no Tempo” apresenta trabalhos de mestres paranaenses como Andersen, Viaro, Bakun, Traple, a obras de outros artistas modernos e contemporâneos da importância de Oscar Niemeyer, Tomie Ohtake, Ianelli, Siron Franco, Daniel Senise e Shiró. A montagem propõe uma perspectiva única da arte no Paraná e no Brasil, sem fronteiras e limites de tempo e espaço. Parte dessas obras do acervo integram a exposição “Gravuras do Acervo”, com itinerância em cinco cidades do interior do Estado. O roteiro teve início em agosto e prossegue até julho, passando por Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, Cascavel e Campo Mourão.

O pintor da alma do México, Rodolfo Morales, o vanguardismo do alemão Kurt Schwitters e o corte preciso no mármore de Pablo Atchugarry integram as atrações internacionais. Entre as mostras nacionais destacam-se as exposições de Amélia Toledo, Maria Bonomi e Emanoel Araújo, além da exposição fotográfica de obras de Oscar Niemeyer.

Programação em Cartaz Fevereiro 2008

Mais informações sobre cada exposição em cartaz podem ser encontradas no site www.museuoscarniemeyer.org.br, basta clicar no banner da mostra. Imagens em alta podem ser clipadas no site www.museuoscarniemeyer.org.br/imprensa.htm

Serviço Museu:
Museu Oscar Niemeyer
Rua Marechal Hermes, 999
Centro Cívico – CEP: 80530-230
Telefone: (41) 3350-4400
Horário: de terça a domingo, das 10h às 18h
Preços: R$ 4,00 adultos e R$ 2,00 estudantes
(Crianças de até 12 anos, maiores de 60 e grupos de estudantes de escolas públicas, do ensino médio e fundamental, agendados não pagam)