SESC IPIRANGA APRESENTA AS MUSAS INSPIRADORAS DE JOVENS ARTISTAS
O projeto Murographia é uma intervenção artística, resultante de processo mensal com jovens, que objetiva – sempre a partir de um fato ou data histórica relevante – proporcionar condições para uma reflexão crítica e coletiva. Artistas que atuam no meio urbano trocam conhecimentos, experiências e percepções com jovens freqüentadores do SESC Ipiranga e/ou vindos de ONGs que realizam trabalhos voltados para a juventude para que todos tornem-se protagonistas da arte.
Arte em grupo
Em dezembro, o muro do Deck do SESC Ipiranga receberá a intervenção dos artistas plásticos Cíntia Yuri Nishida e Jailson Oliveira, em conjunto com jovens da Casa de Acolhida Pe. Batista. Provocados pela data do Dia da Criatividade, eles apresentam uma leitura visual do tema por meio da materialização das Musas da mitologia grega, filhas de Zeus e de Mnemosine. Haverá também uma legenda poética, falando da inspiração e da relação do artista com as musas, concebida pelo escritor Elmo Sellitti Rangel.
A escolha do tema deve-se ao fato de as musas serem a personificação da inspiração e, portanto, ícones do estímulo à criatividade.
Os artistas e os jovens farão o uso de spray, aquarela e giz pastel, percorrendo uma trajetória quase mítica ao buscarem retirar da linha pura o seu peso. Para tanto, emprestam a ela o equilíbrio e a leveza das cores.
O resultado transborda pelos 25 metros de muro e conduz o público como numa dança imaginária por tempos e lugares remotos onde a vida podia ser vivida em toda a sua plenitude.
Mitologia
Depois que os deuses do Olimpo venceram os Titãs, filhos de Urano, solicitou-se de Zeus que criasse divindades capazes de cantar a vitória e perpetuar a glória dos Olímpicos.
Zeus, o deus dos deuses, passou nove noites consecutivas com Mnemosine, a deusa da memória. Uma ano depois, a deusa deu à luz nove filhas. Elas foram criadas pelo caçador Croto, em um local nas proximidades do monte Olimpo.
As nove musas cantavam o presente, o passado e o futuro, acompanhadas pela lira de Apolo, e para o deleite das divindades reunidas no panteão.
Originalmente, são ninfas dos rios e lagos. Seu culto é proveniente da Trácia ou Pieria, a leste do Olimpo, de onde desciam córregos que produziam uma música natural, creditada à deusas amantes da música. No início, as musas eram essas deusas, mas depois suas funções e características se diversificaram.
Clio é a musa da História, Euterpe a da poesia lírica, Tália a da comédia, Melpômene da tragédia, Terpsícore da dança, Érato é a musa do verso erótico, Eustache é a dos hinos sagrados e da narração de histórias, Urânia da astronomia, e Calíope, a primeira entre as irmãs, é a musa da eloqüência.
Suas moradas normalmente situam-se nos arredores de fontes e riachos. Ficavam na Pieria, leste do Olimpo (musas pierias), no monte Hélicon, na Beocia (musas beocias) e no monte Parnaso, em Delfos (musas délficas). Nesses locais dançavam e cantavam.
Bastante zelosas de sua honra, puniam todos os mortais que ousassem presumir igualdade a elas na arte da música. Elas também freqüentavam o Monte Hélicon, onde duas fontes, Aganipe e Hipocrene, tinham a virtude de conferir inspiração poética a quem bebesse de suas águas.
Murographia Inspiração
De 16 a 30 de dezembro. Terça a sexta, das 9h às 22h. Sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h.
Muro do Deck SESC Ipiranga
Rua Bom Pastor, 822
Grátis
Não possui estacionamento
Informações ao Público:
Tel: 3340-2000, de terça a sexta das 8h às 21h e aos sábados, domingos e feriados das 9h às 17h, no site www.sescsp.org.br ou pelo 0800 118220.
Informações a Imprensa: 3340-2042 ou 2062.