Livro reúne entrevistas com personalidades curitibanas curiosas
Oilman, Plá, Borboleta 13 e a Rainha do Papel de Bala são alguns dos personagens de “Curitibocas – Diálogos Urbanos”
Os escritores e estudantes de comunicação social João Varella e Cecilia Arbolave lançam no dia 7 de dezembro (sexta), a partir das 19h, na Livraria Saraiva do Shopping Crystal, o livro “Curitibocas Diálogos Urbanos”. Os autores farão um bate-papo literário e sessão de autógrafos.
A obra traz à tona as histórias e opiniões de personalidades de Curitiba por meio de entrevistas. A seleção é uma mistura de populares com desconhecidos do público. O músico Plá, a artista plástica Efigênia “Rainha do Papel de Bala” Rolim, a vendedora de loteria Borboleta 13, o maratonista Paulo Cezar dos Santos Rodrigues e o herói urbano Oilman são alguns dos entrevistados (leia a lista completa abaixo). Os entrevistados marcarão presença no evento.
Mesmo com um evidente apelo local, os autores explicam que o livro vai além das fronteiras da cidade. “Apesar de termos escolhido apenas moradores de Curitiba, o livro trata de temas contemporâneos e pertinentes para todo o mundo”, afirma Cecilia Arbolave, co-autora do livro.
Todas as conversas são conectadas por uma história fictícia. Darcy é o enigmático protagonista que acidentalmente fica preso em Curitiba e encarna o papel de entrevistador em sua jornada pela cidade.
Em abril, os escritores criaram um blog (http://curitibocas.blogspot.com) para registrar os bastidores do projeto. Postaram vídeos, áudios, trechos das entrevistas e diversas questões relacionadas com a futura publicação.
Mesmo sem ser publicado, “Curitibocas – Diálogos Urbanos” gerou polêmica. Os internautas divergiam sobre a escolha dos entrevistados e o nome do livro – Curitibocas é um termo entendido como pejorativo por alguns curitibanos. “O título vem de uma fusão das palavras Curitiba com boca”, desconversa João Varella. “Não colocamos todos os entrevistados sugeridos por motivo de espaço e tempo. Se dependesse dos internautas, o livro teria 7.000 páginas e seria lançado no próximo século”.
Sobre os autores
Os escritores não são curitibanos. Arbolave nem brasileira é. Ela vem da Argentina e esteve em Curitiba por um intercâmbio universitário. Já colaborou para a revista Haciendo Cine, uma das maiores referências do cinema argentino e escreve para a revista Hacer Familia.
Varella é mais próximo de ser um “curitiboca”. Gaúcho, mora na cidade desde 2001. Trabalhou em diversas assessorias de imprensas e veículos de comunicação da capital paranaense.
Juntos ganharam o conceituado prêmio Proyectando Valores 2006 com um ensaio propondo maneiras de melhorar a qualidade da televisão.
Entrevistados
Efigênia Ramos Rolim (A Rainha do Papel de Bala): Faz arte com lixo. Contadora de histórias e poeta.
Helio Leites: Artista minimalista que cria histórias a partir de caixinhas de fósforos. Fundador do Museu do Botão.
Terezinha Hevane dos Santos (Borboleta 13 – Mulher da Cobra): Vendedora de bilhetes de loteria da Rua XV de Novembro. Sua fama se deve a sua potente voz ao anunciar a “Cobra” e a “Borboleta 13”.
Ademir Antunes (Plá): Músico de rua com mais de 30 discos gravados.
Nelson Rebello (Oilman): Ciclista e herói. Pedala todos os dias pela cidade com sunga e óleo.
Didonet Thomaz: Artista plástica que constrói poéticas visuais em casas de famílias curitibanas.
Edilson Viriato: Artista plástico moderno e transgressor. Conhecido internacionalmente por performances polêmicas.
Joba Tridente: Multi-artista. Formou parte da equipe do Nicolau, revista cultural publicada entre 1987 e 1994.
Paulo Cezar dos Santos Rodrigues: Professor universitário, maratonista e presidente da A.C.O.R.B.A. (Associação dos Corredores de Rua de Curitiba).
Juliano Rodrigues (Suk): Puxador da Fanáticos, torcida organizada do Atlético Paranaense.
Murilo Mendonça: Jornalista e estudioso das periferias urbanas. Por conta própria, trocou a vida de classe média-alta para viver em uma favela.
Mila Behrendt: Contadora de histórias, autora de livros infantis e pesquisadora de contos de fadas.
Irmã Custódia: Freira que defende o Concilio do Vaticano II. Trocou o hábito pela maquiagem. Canta, dança e agita os cultos.
Valdir Novaki: Pipoqueiro empreendedor que constantemente inclui inovações de marketing para melhor atender sua freguesia em seu carrinho.
Ademir Vigilato Paixão: Chargista.
Key Imaguirre: Professor de arquitetura da UFPR e fundador da Gibiteca.
Ivo Rodrigues: Músico e compositor líder da banda Blindagem.
Sinopse do livro
Por engano, Darcy desembarca em Curitiba. Sem suas bagagens, vaga pela cidade com destino incerto. Em sua jornada em busca de uma maneira de voltar para casa, conhece e conversa com figuras marcantes. Gosta da experiência e passa a procurar pela cidade mais e mais diálogo. Gradativamente começa a separar o que é mito e o que é realidade sobre os curitibanos.
Com uma mescla de ficção e realidade, Darcy conduz o leitor pelas ruas e personagens da urbe de maneira rápida e atraente.
Videos
Lançamento de Curitibocas
http://www.youtube.com/watch?v=czl8Lu7ZayY
Sobre o projeto
http://www.youtube.com/watch?v=suXFHtsV2ck&feature=related
Serviço
Lançamento do livro “Curitibocas Diálogos Urbanos”, bate-papo e sessão de autógrafos com os autores João Varella e Cecilia Arbolave
Local: Livraria Saraiva do Shopping Crystal Plaza (Comendador Araújo, 731, Batel)
Data: 07/12/07
Horário: a partir das 19h
Entrada gratuita
Mais informações e entrevistas:
Curitiba: João Varella
(41) 8401-6930 / 3362-0352
[email protected]
Buenos Aires: Cecilia Arbolave
(+54911) 4474-6109
[email protected]