Dia 18/09: Dulce Osinski fala sobre Viaro no Museu Oscar Niemeyer

Dulce Osinski fala sobre Viaro no Museu Oscar Niemeyer

A série Terça com Arte, promovida pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), em parceria com o Museu Oscar Niemeyer, traz nesta terça (18), às 19h, a artista plástica e arte educadora Dulce Osinski. Dulce fará a palestra “Guido Viaro: modernidade na arte e na educação”, tema de sua tese de doutorado defendida em dezembro de 2006.

Guido Viaro foi o grande pintor moderno do Paraná que retratou a natureza paranaense impetuosamente. No início, utilizou-se de uma linguagem quase impressionista para em seguida partir para uma interpretação claramente expressionista, centrando seu interesse principalmente na paisagem que envolve o homem que está, por sua vez, diante do fato social.

Viaro não foi apenas pintor, mas também um grande educador. Foi um pioneiro no ensino da arte para crianças, o que resultou na criação do Centro Juvenil de Artes Plásticas em Curitiba. Formou também várias gerações de artistas paranaenses como professor da Escola de Música e Belas Artes do Paraná ou nos cursos livres de seu próprio ateliê.

Se na pintura ele analisou o aspecto social em cenas da vida urbana e rural e em temas religiosos com a intensidade expressionista, nos desenhos e gravuras é encontrada a sua maior inquietação com relação à temática, à composição ou à técnica.

Dulce Osinski

A artista Dulce Osinski nasceu em Irati (PR) e é formada em Pintura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, com pós graduação na Academia de Belas Artes de Cracóvia, Polônia, e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná, onde atua como docente. Entre os anos de 1998 e 2002 foi Coordenadora de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura – PROEC. Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, PR.

Realizou diversas exposições individuais e coletivas em museus e centros culturais no país e no exterior, destacando-se as realizadas na Bolívia, Alemanha, Polônia, Japão, Portugal, Uruguai, Suécia, França e Eslovênia. Entre os principais prêmios conquistados, destacam-se os da VIII Mostra do Desenho Brasileiro, 47° Salão Paranaense, X Mostra da Gravura – Cidade de Curitiba, e 1ª Bienal Nacional de Gravuras de São José dos Campos. Ela possui obras em acervos de museus e instituições no Brasil e exterior, com destaque para a Australian National Gallery de Camberra, Austrália.

Serviço:
Série Terça com Arte
Palestra com Dulce Osinski
Dia 18 de setembro de 2007, às 19 horas
“Guido Viaro: modernidade na arte e na educação”

Auditório do Museu Oscar Niemeyer
Rua Mal. Hermes, 999.
Centro Cívico.
Curitiba – PR
Entrada franca
Informações: (41) 3026-0029, ramal 30